Eleições 2014

História se repete e nordestinos são xingados devido à reeleição de Dilma

Indignados com resultado, usuários utilizam as redes sociais para disparar xingamentos

postado em 26/10/2014 20:25

Como aconteceu nas eleições de 2010 e no primeiro turno deste ano, uma enxurrada de ataques e xingamentos contra moradores do Nordeste foram vistas nas redes sociais. Região do país em que a petista Dilma Rousseff teve maior vantagem sobre o tucano Aécio Neves, a região foi classificada como "vergonha nacional". Houve até quem sugerisse que o Nordeste fosse "entregue" a Cuba.

Indignados com resultado, usuários utilizam as redes sociais para disparar xingamentos


Entre outras colocações, estão as que alegam ser ruim a educação do povo de todo o Nordeste, algo que teria influenciado a escolha pelo PT. Comentários como "Dilma não dá estudo para o povo do Nordeste de propósito" marcaram presença no Twitter. Aécio Neves venceu no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. Apesar das críticas, Minas Gerais, estado que o tucano governou, também deu preferência à petista. Como de praxe, o Bolsa Família foi considerado "culpado" pela reeleição.

Indignados com resultado, usuários utilizam as redes sociais para disparar xingamentos

Alguns usuários sugeriram a separação do Nordeste do resto do país. Ofensas pessoais também marcaram presença. "Essa b.", "essa m." foram algumas dos xingamentos dirigidos aos nordestinos.

Indignados com resultado, usuários utilizam as redes sociais para disparar xingamentos

Apoio

A internet também acolheu manifestações de artistas. Pró-Aécio, Fafá de Belém postou uma imagem de Aécio ao lado do avô, Tancredo Neves, com uma mensagem motivadora. ;Meu amigo e meu presidente: tenho orgulho de ter estado a seu lado nesta caminhada onde a dignidade e a honradez foram o foco. A democracia é a convivência respeitosa com outros olhares e decisões. Não vamos nos dispersar! E vamos continuar a acreditando no Brasil!”, desabafou a cantora.


A atriz Renata Sorrah afirmou que a disputa foi uma das mais eletrizantes que já viveu. ;Resumo das eleições 2014: Eduardo Campos morreu, Luciana Genro representou, Marina fracassou, Aécio perdeu, Dilma reinou e se reelegeu;, comemorou. A escritora e poeta Elisa Lucinda também enalteceu a vencedora. ;Essa mulher, considerada uma sombra de Lula, provou que não é! Ela ficou sozinha de um lado, que é o nosso, contra todos. Ela, coração selvagem venceu a todos e o povo ganhou!;, comentou Lucinda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação