Eleições 2014

TRE de Goiás destaca baixo índice de problemas no segundo turno

De acordo com a PM, as ocorrências no estado caíram à metade no segundo turno

postado em 26/10/2014 20:37
O presidente do Tribunal Regional (TRE) de Goiás, Walter Lemes, destacou, há pouco, o baixo índice de problemas no segundo turno das eleições no estado. Com 99,98% das urnas apuradas, Lemes considerou muito bom o desempenho do sistema eleitoral no estado. Problemas ocorridos no primeiro turno, como a sujeira nas ruas e a dificuldade na identificação biométrica de eleitores, não se repetiram desta vez.

[SAIBAMAIS];A avaliação é a melhor possível. No primeiro turno, tivemos alguns problemas, que foram solucionados com a colaboração de todos os mesários, servidores, polícias Militar, Federal e Civil. Tivemos um aparato muito completo, que possibilitou esse preparo;, disse Lemes.

Segundo Lemes, vale lembrar que os dois candidatos ao governo do estado, Iris Rezende, do PMDB, e Marconi Perillo, do PSDB, fizeram um acordo no TRE comprometendo-se a não espalhar material de propaganda nas cidades no dia da votação. O acordo, salvo ocorrências isoladas, foi cumprido, conforme informou a Polícia Militar (PM).

Leria mais notícias em Eleições 2014

Lemes ressaltou ainda que uma maior orientação aos mesários se refletiu em um menor índice de problemas com a identificação biométrica. ;Orientamos os mesários a ter mais cautela na coleta da impressão digital e desta vez funcionou bem melhor;. No total, 41 urnas tiveram de ser substituídas em todo o estado.

De acordo com a PM, as ocorrências no estado caíram à metade no segundo turno. Foram detidas 43 pessoas, a maioria por prática de boca de urna. Dois foram detidos por tirar fotos na cabine de votação. De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar, o homem que colou uma tecla da urna eletrônica no município de Formosa já foi identificado ainda está sendo procurado pela Polícia Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação