Agência France-Presse
postado em 06/03/2012 17:46
Washington - Os pré-candidatos republicanos Mitt Romney e Rick Santorum acusaram nesta terça-feira (6/3) o presidente americano, Barack Obama, de ser muito frouxo em relação ao Irã e prometeram usar a força contra as instalações nucleares iranianas."Como presidente, estaria disposto a continuar pela via diplomática, mas também estaria disposto a usar nossa força militar", declarou Romney na AIPAC, grupo de pressão pró-Israel em Washington.
"Não devemos permitir que o Irã fabrique e possua a bomba atômica", acrescentou por videoconferência do estado de Ohio (centro), onde faz campanha.
A existência de Israel como Estado judaico "constitui um interesse nacional vital para os Estados Unidos", acrescentou, dizendo que "a política exterior não pode se limitar à esperança", em um ataque à diplomacia da administração Obama.
Rick Santorum, seu rival na corrida pela indicação republicana para enfrentar Obama em 2012, lançou um ultimato à Teerã.
"Eu vejo um presidente que tem sido relutante. Diz que apoia Israel... mas tudo o que eu vi até agora é que tem virado as costas" para os israelenses, disse Santorum a um grupo pró-Israel poderoso.
"Precisamos fazer mais do que apenas falar", afirmou, referindo-se às recentes declarações dos Estados Unidos e das cinco outras potências para retomar as negociações com o Irã sobre seu programa nuclear, em uma data ainda não especificada.
Existe "a necessidade de fazer um ultimato imediato", disse Santorum no fórum anual de política do American Israel Public Affairs Committee.
Se "o ultimato não for respeitado" e eles "não destruírem suas instalações, vamos fazer isso nós mesmos", declarou Santorum, recebendo aplausos.
A imprensa israelense demonstrou uma certa decepção depois do discurso de Obama na véspera na AIPAC, quando o presidente se mostrou favorável a uma solução diplomática para a crise relacionada ao programa nuclear do Irã, garantindo ao mesmo tempo que estava disposto a "usar a força" se fosse necessário.