Agência France-Presse
postado em 12/03/2012 15:37
Birmingham - O moderado Mitt Romney defende sua condição de favorito em novas primárias republicanas à Casa Branca, que dessa vez serão realizadas nesta terça-feira (13/3) no Mississipi e no Alabama, dois estados do chamado "Velho sul", onde seus adversários Newt Gingrich e Rick Santorum prometem uma disputa acirrada.O ex-governador de Massachusetts (nordeste) se encontra liderando as primárias realizadas até agora, com aproximadamente 40% dos 1.144 delegados necessários para obter a indicação do partido.
Frente a ele, Newt Gingrich e Rick Santorum tentam se impor, cada um de seu lado, como únicas garantias dos valores ultraconservadores, mas Romney se aproxima pouco a pouco da chance de se tornar o candidato republicano.
Os três principais candidatos confiam em suas chances de obter a designação do partido Republicano para enfrentar o presidente Barack Obama nas eleições de 6 de novembro. Romney acha que já ganhou, Santorum garante que se trata de um duelo entre ele e o candidato moderado, enquanto Gringrich tem todas as suas esperanças depositadas no Mississipi e no Alabama.
Este último, ex-presidente da Câmara dos Deputados, sulista, até agora ganhou apenas na Geórgia e na Carolina do Sul (sudeste), dos 26 estados onde são realizadas as primárias e os "caucus", assembleias populares, desde o mês de janeiro.
Segundo o senador republicano Lindsey Graham, "matematicamente, tudo está praticamente terminado". "Se Romney for bem, se ganhar em Mississipi ou no Alabama, e ganhar em Illinois, acho que é virtualmente impossível que (as primárias) se prolonguem para além de maio", afirmou Graham ao canal de televisão ABC no domingo.
Mas nem Rick Santorum, nem Newt Gingrich estão prontos para se render.
Rick Santorum, católico fervoroso, teve, no sábado, 51% dos votos do "caucus" do Kansas, um estado rural ultraconservador embrenhado no coração dos Estados Unidos.
Os três estão em uma competição apertada no Mississipi e no Alabama, com uma vantagem sutil para Romney, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto.
No Mississipi, Gingrich (33%) supera Romney (31%) e Santorum (27%) por pouco, segundo uma pesquisa publicada na semana passada pelo instituto PPP. Entretanto, uma pesquisa do Rasmussen da semana passada colocava Romney na liderança, com 31% das adesões no Alabama, seguido por Gingrich (30%) e Santorum (29%).
Por ora, Romney ganhou em 17 estados dos 26 (incluindo os territórios fora do continente) contra sete vencidos por Santorum, dois por Gingrich e nenhuma vitória para o conservador Ron Paul.
No total, Romney acumulou 455 delegados, contra 199 de Santorum, 117 de Gingrich e 64 de Paul.
Diante de uma batalha que parece se eternizar dentro do partido Republicano, os partidários de Barack Obama se mostram confiantes.
No entanto, também devem enfrentar suas próprias dificuldades: segundo uma pesquisa publicada no domingo (11/3), a popularidade do presidente caiu para abaixo dos 50% devido à alta dos preços do combustível.
Na segunda-feira, Santorum estará em Biloxi, Mississipi, e depois irá ao Alabama. Gingrich também realizará comícios nos dois estados. Romney estará em Mobile, Alabama.