Eleições Presidenciais EUA

Romney se encaminha para vitória em primária do Illinois, reduto de Obama

Agência France-Presse
postado em 20/03/2012 14:47
Chicago - O moderado Mitt Romney vislumbrava nesta terça-feira (20/3) uma vitória na eleição primária do Illinois (norte), reduto político do presidente Barack Obama, para relançar sua corrida e obter a indicação republicana à Casa Branca nas eleições de novembro. [SAIBAMAIS]

Considerado favorito à vaga republicana há vários meses, Romney não conseguiu, apesar de contar com uma organização mais afinada e muito melhor financiada que a de seus rivais partidários, nocautear o ultraconservador Rick Santorum, seu principal adversário. Na semana passada, Romney terminou em terceiro nas primárias de Alabama e Mississippi, nas quais Santorum saiu vencedor, seguido pelo ex-titular da Câmara de Representantes Newt Gingrich.

Mas, após uma conquista em Porto Rico, "Mitt Romney se dirige a uma retumbante vitória no Illinois", disse nesta segunda-feira o instituto de pesquisas Public Policy Polling (PPP), após divulgar uma pesquisa na qual o candidato leva uma vantagem de 15 pontos em relação a Santorum.

Uma vitória do multimilionário ex-governador de Massachussetts em Illinois daria a ele um impulso antes das primárias da Louisiana, no dia 24 de março, e de Maryland e Washington DC, no dia 3 de abril.

No entanto, o ex-senador ultraconservador da Pensilvânia Rick Santorum, próximo à Opus Dei, que venceu 10 das 31 primárias e caucus realizados até agora, capitalizou o pouco entusiasmo que Romney - que venceu em 19 estados ou territórios - gera na ala mais conservadora e religiosa dos republicanos. Efetivamente, Santorum ainda acredita ter chances de vencer em Illinois, e espera obter o apoio de evangélicos e da ala mais dura do partido.

Romney gastou milhões em publicidade no Illinois com anúncios publicitários contra Santorum, a quem chama de "um peso leve" da economia e um "insider" dos círculos políticos de Washington que votaram contra seus princípios no passado.

"Convoco vocês a lerem os artigos de imprensa que contam como (o ex-presidente) Ronald Reagan não liderava as primárias, e até que ponto era (considerado) muito conservador para conquistar" a indicação de seu partido, disse Santorum na segunda-feira à rede Fox News.

No entanto, o resultado que Gingrich obtiver na votação também será observado de perto, já que os partidários de Santorum tentam convencer esse velho lobo da política a abandonar a corrida para evitar a dispersão do eleitorado mais conservador e não favorecer Romney. Gingrich venceu apenas em dois estados até o momento.

Segundo a última pesquisa da PPP, Romney obteria 45% dos votos em Illinois, contra 30% para Santorum, 12% para Gingrich e 10% para o deputado Ron Paul, que até agora não se impôs em nenhuma primária.

Os 54 delegados concedidos por Illinois impulsionarão o vencedor na busca dos 1.144 necessários para obter a indicação presidencial na Convenção republicana que irá ocorrer em 14 de agosto em Tampa, na Flórida.

Até o momento, Romney ostenta o apoio de 516 delegados, Santorum 236, Gingrich 141 e Ron Paul 66, segundo o site RealClearPolitics.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação