Eleições Presidenciais EUA

Romney tem desafio de empolgar a direita sem perder os eleitores moderados

Renata Tranches
postado em 11/04/2012 08:48
O ex-governador de Massachusetts em campanha: elogios a um rival que surpreendeu nos redutos conservadores

A nomeação ainda não é oficial, mas Mitt Romney é considerado desde ontem o candidato do Partido Republicano a enfrentar o presidente Barack Obama na eleição de 6 de novembro, após a desistência de Rick Santorum. Nas próximas primárias, Romney ainda poderá ter como adversário o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, que não tem chances reais. Ron Paul também continua, mas nunca ameaçou o favoritismo de Romney. Santorum, ex-senador pela Pensilvânia, não disse claramente por que suspendeu a campanha, nem mencionou o nome de Romney no discurso de 12 minutos, mas há cerca de duas semanas, em entrevista a uma emissora de tevê, deixou em aberto a possibilidade de integrar a chapa como candidato a vice.

;A corrida terminou para mim;, disse o desistente, com a ressalva de que ;não abandonou o combate;. Logo após o anúncio, Romney publicou um comunicado em seu site, elogiando o adversário. ;O senador Santorum é um concorrente capaz e digno, e felicito-o pela campanha que realizou;, afirmou. O ex-governador apontou o rival como uma ;importante voz do nosso partido e da nossa nação;. Mas Romney, um moderado, tem pela frente o desafio de vencer as resistências do eleitorado republicano mais conservador ; sem perder terreno com os americanos que se consideram independentes. Uma pesquisa divulgada ontem pela ABC News e pelo Washington Post mostra que Obama é avaliado como mais competente que o republicano em todos os temas de campanha, exceto a gestão da economia. Se a votação fosse realizada ontem, o presidente seria reeleito com 51% dos votos, contra 44% para Romney.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação