Eleições Presidenciais EUA

Obama pede a Romney que divulgue declaração de impostos dos últimos 5 anos

Agência France-Presse
postado em 17/08/2012 14:03
Washington - A equipe de campanha do presidente Barack Obama fez nesta sexta-feira um inesperado pedido a seu adversário republicano Mitt Romney para que divulgue suas declarações de imposto de renda dos últimos cinco anos e os democratas não pedirão os cinco anos anteriores a esses.

Romney, um empresário multimilionário, foi duramente criticado opelos democratas por ter se negado a revelar as declarações de seus impostos durante a década 2000-2010. "Aparentemente, o governador teme que quanto mais informar, mais nossa equipe de campanha pedirá", escreveu o diretor de campanha de Obama, Jim Messina, em uma carta a sua colega republicana, Matt Rhoades.

"Dessa forma, estou preparado para dar garantias a respeito", prometeu. "Se o governador divulgar (suas declarações) de cinco anos de impostos, eu me comprometo, em compensação, a não criticá-lo por não revelar mais... nem em propagandas, nem em qualquer outra publicidade ou comentário pelo resto da campanha", assegurou.

[SAIBAMAIS]Depois de ressaltar que a oferta de Obama é "certamente razoável", Messina disse que a divulgação de cinco anos (de sua declaração de impostos) ajudaria a esclarecer questões pendentes sobre a história fiscal de Romney, incluindo as taxas efetivamente pagas por ele.



"Outros candidatos presidenciais divulgaram mais, incluindo o pai do governador, que forneceu doze anos de declarações de impostos", observou Messina. George Romney foi um pré-candidato presidencial que não conseguiu a indicação em 1968. A carta de Messina é publicada um dia depois de Romney ter dado explicações sobre suas declarações de impostos, alegando que pagou 13% ao ano sobre sua renda na última década, uma taxa muito inferior à de muitos trabalhadores americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação