Eleições Presidenciais EUA

Democratas vibram com vídeo em que Ted Kennedy arrasa com Romney

Agência France-Presse
postado em 04/09/2012 22:16
Charlotte - Os democratas caíram no riso e se encheram de entusiasmo nesta terça-feira (4/9), no primeiro dia de sua convenção nacional, durante a exibição de um vídeo em que um astuto Ted Kennedy arrasa com um novato Mitt Romney em debate político em 1994.

Um tributo ao falecido senador, descendente da famosa dinastia política americana, o mostrou ridicularizando as convicções de um novato Romney em questões como aborto e reforma do sistema de saúde, hoje temas candentes do Partido Republicano, durante a disputa por uma vaga no Senado pelo estado de Massachusetts.

"Acredito que o aborto deveria ser seguro e legal neste país", diz Romney no vídeo. "Penso que, desde que Roe contra Wade se tornou lei há mais de 20 anos, devemos sustentá-lo e apoiá-lo", acrescenta, em alusão ao caso judicial levado à Supema Corte, que em 1973 decidiu manter o direito das mulheres ao aborto.

Na sequência, Ted Kennedy aparece respondendo, avassalador: "Na questão sobre o tema da escolha, eu apoiei o (caso) Roe contra Wade. Sou pró-escolha, meu oponente é (pela) múltipla escolha".



O vídeo, exibido sob aplausos de delegados democratas presentes no Time Warner Cable Arena, também mostrou Ted Kennedy criticando as guinadas políticas de Romney.

"Agora ele é a favor da licença maternidade, agora ele parecer ser favorável ao salário mínimo, agora ele defende a reforma na educação. Se dermos a ele mais duas semanas, pode até ser que vote em mim", brinca.

Romney acabou perdendo as eleições para ser senador por Massachusetts por 17 pontos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação