Eleições Presidenciais EUA

Romney diz que dados do emprego mostram o fracasso da política de Obama

Agência France-Presse
postado em 07/09/2012 12:54
Os últimos dados de emprego nos Estados Unidos mostram que a política do presidente Barack Obama não funcionou, acusou nesta sexta-feira o candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney. "Se ontem à noite foi de festa, esta manhã é de ressaca", afirmou Romney em um comunicado, aludindo à Convenção Democrata em Charlotte (Carolina do Norte) que proclamou oficialmente Barack Obama candidato do partido às eleições de 6 de novembro.

O candidato republicano foi de avião fazer campanha no Iowa (centro) e New Hampshire (nodeste), assim como seu adversário democrata. "Depois de 43 meses consecutivos com um desemprego superior a 8%, é claro que o presidente Obama simplesmente não está à altura de suas promessas e que sua política não funcionou. Não estamos em melhor situação que há quatro anos", afirmou.

Leia mais notícas em Mundo

[SAIBAMAIS]A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu de maneira inesperada em agosto a 8,1%, seu nível de abril, mas as contratações no país também registraram uma forte queda, segundo cifras publicadas nesta sexta-feira pelo departamento do Trabalho. A taxa de desemprego retrocedeu 0,2% em relação a julho, para situar-se nos 8,1% em dados corrigidos de variações sazonais, o nível mais baixo em mais de três anos, que já havia sido alcançado em abril. A economia americana, no entanto, criou 96.000 empregos em agosto, ou seja, 32% a menos que no mês anterior.

Os analistas esperavam uma desaceleração menos marcada nas contratações, com 130.000 novos postos, e esperavam uma taxa de desemprego estável em relação a julho, de 8,3%. Isso é atribuído a uma diminuição da população ativa, indica o Departamento em um comunicado. "A quantidade de pessoas sem emprego não variou muito, caiu a 12,5 milhões", assim como o desemprego de longa duração, que afeta 40% dos desempregados. As criações de postos de trabalho foram muito poucas para absorver os recém-chegados ao mercado do trabalho e, por isso, fazer com que o desemprego diminua.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação