Eleições Presidenciais EUA

Romney enfrenta crise após publicação de vídeo no qual critica eleitores

Renata Tranches
postado em 19/09/2012 08:54
Mitt Romney embarca no avião de campanha: comentários inconvenientes e desvantagem nas pesquisas
O número 47 provavelmente será inesquecível para o candidato republicano à Presidência dos EUA, Mitt Romney. A sete semanas de enfrentar nas urnas o presidente Barack Obama, ele se viu sob uma enxurrada de críticas após o vazamento na internet de um vídeo no qual se refere a ;47% dos americanos; como pessoas ;dependentes do governo;, que ;não pagam impostos; e com as quais não seria seu ;trabalho; preocupar-se. No vídeo, gravado com uma câmera escondida durante um jantar com doadores da campanha, Romney voltou a derrapar em um tema crítico de política externa, quando disse que os palestinos ;não têm interesse nenhum; na paz com Israel. A Casa Branca reagiu prontamente e afirmou que Obama se considera ;o presidente de todos;. O próprio líder disparou uma série de comentários em sua conta no Twitter. A campanha democrata gravou e lançou um vídeo com a opinião manifestada nas ruas por cidadãos comuns.

Alguns comentaristas na imprensa americana trataram o episódio como fatal para a campanha republicana. Analistas políticos concordaram que a polêmica não ajuda o desafiante, mas foram mais comedidos. Nomes importantes do partido trataram de afastar-se dos comentários, mas o próprio Romney não retrocedeu e os reiterou, em entrevista à tevê Fox News. ;Acho que as pessoas gostariam de ter um emprego para poder pagar os impostos;, disse. A nova polêmica em torno do candidato coincide com a divulgação de pesquisas nas quais o presidente consolida sua vantagem, após um período de empate técnico. Segundo o site Real Clear Politics, que calcula uma média entre as sondagens, Obama aparece com 48,8% das intenções de voto e Romney, com 45,5%.



Confira os vídeos comprometedores divulgados pelo site Mother Jones

[VIDEO1]

[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação