Eleições Presidenciais EUA

Mitt Romney cai nas pesquisas norte-americanas e ensaia contra-ataque

Renata Tranches
postado em 20/09/2012 08:33
Mitt Romney discursa em Atlanta, na Geórgia: campanha na defensiva a sete semanas da votação
No dia seguinte aos abalos que sofreu com a divulgação de um vídeo no qual manifesta desprezo por metade dos eleitores americanos, o candidato da oposição à Casa Branca, Mitt Romney, amargava ontem más notícias nas pesquisas de opinião e tentava recolocar a campanha nos trilhos, a sete semanas da votação. Com o presidente Barack Obama consolidando uma vantagem nas intenções de voto em escala nacional, a equipe republicana divulgou um áudio de 1998 no qual Obama, na época senador estadual em Illinois, defende a ;redistribuição de renda; para garantir que ;todos tenham uma chance;. A Casa Branca definiu a manobra como uma estratégia ;desesperada; do adversário, que também publicou um artigo nas página de opinião de vários jornais acusando os democratas de ;fomentar a dependência (da população) em relação ao governo;.

Uma sondagem do Instituto Pew Research, realizada antes da divulgação do vídeo de Romney, mostra Obama liderando com oito pontos as preferências entre os eleitores que se dizem inclinados a votar: 51% escolheram o presidente, contra 43% que declararam voto no republicano. Segundo o instituto, a diferença é a maior registrada para um candidato nesse período da campanha nas últimas quatro eleições presidenciais. ;Desde 1988, apenas Bill Clinton, em 1992 e 1996, começou setembro com uma vantagem maior;, afirmou o instituto. A campanha republicana também teve maus resultados em uma pesquisa feita para a tevê CNN em Michigan, um dos estados que costumam oscilar entre os dois partidos. O presidente disparou e chegou a 52% das intenções de voto, contra 44% de Romney ; cujo pai governou o estado entre 1963 e 1969.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação