Washington - O candidato republicano à Casa Branca, o milionário Mitt Romney, divulgou nesta sexta-feira (21/9) a sua declaração de imposto de renda de 2011, revelando que ele pagou 14,1% em impostos, depois de ter sido acusado de falta de transparência par seu adversário Barack Obama.
Romney havia divulgado até o momento apenas a sua declaração de imposto de renda de 2010. Ele tinha prometido no mês passado de divulgar a de 2011.
Seu adversário na eleição presidencial de 6 de novembro, Barack Obama, criticava o candidato republicano por não ser transparente sobre sua renda. Obama revelou em 2008 mais de dez anos de declarações de impostos.
A equipe de campanha de Romney, que divulga esta declaração de imposto de renda, indicou que o ex-governador de Massachusetts (nordeste) havia pagado em impostos em média 20,2% durante o período de 1990 a 2009 e que ele nunca pagou menos de 13,6%.
Estes últimos elementos relacionados aos impostos pagos por Romney foram auditados pela empresa PricewaterhouseCoopers e podem ser consultados no site www.mittromney.com/disclosure.
"Mitt Romney já publicou mais de 1.200 páginas de declarações de renda, dando aos eleitores uma visão muito precisa de suas finanças", disse o senador republicano John McCain, derrotado nas eleições de 2008 por Barack Obama. "Já é hora de voltar aos temas que interessam aos eleitores".
Já a equipe de Obama considerou que permanecem questões obscuras sobre a situação financeira de Romney, fundamentalmente sobre suas posses no exterior, e que o material publicado "confirma que ele continua obtendo lucro de milhões de dólares com investimentos no estrangeiro".
[SAIBAMAIS]Romney, ex-empresário dono de uma fortuna pessoal que pode chegar a 250 milhões de dólares, segundo a imprensa americana, foi apresentado por seus adversários democratas como um homem rico distanciado da realidade.