Eleições Presidenciais EUA

Em discurso para militares, Romney ataca política externa de Obama

Renata Tranches
postado em 09/10/2012 08:15

Ainda no embalo do bom desempenho em um debate focalizado na economia, o candidato da oposição republicana à Casa Branca, Mitt Romney, partiu ontem para a ofensiva contra a política externa e de segurança do presidente Barack Obama. Falando para cadetes na Virgínia, que abriga importantes bases militares e é um dos estados indefinidos na corrida presidencial, Romney abordou alguns dos principais temas centrais da agenda internacional, já com vistas aos próximos confrontos com Obama pela tevê, nos dias 16 e 22. A campanha democrata reagiu imediatamente e chamou o adversário de ;inexperiente;, dono de um discurso cheio de ;retórica;. Analistas e personalidades norte-americanas assinalaram que, apesar do tom altivo, as palavras do republicano não mostraram como ele agiria caso estivesse no comando do país.

Romney acusou Obama de exercer ;uma liderança fraca; no Oriente Médio e, com isso, diminuir a influência do país na resolução dos conflitos da região, o que estaria tornando os EUA ;um lugar mais perigoso;. O discurso retomou críticas recorrentes ao que os republicanos consideram a falta de apoio aos opositores de Bashar Al-Assad, na Síria, e o tratamento ameno à Rússia, que o candidato definiu ontem como ;inimigo geopolítico número um; do país. Romney cobrou do presidente mais firmeza diante das aspirações nucleares do Irã, inclusive para afinar a sintonia com Israel, principal aliado de Washington na região.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação