Eleições Presidenciais EUA

Romney ameniza discurso sobre temas como aborto para conquistar indecisos

Renata Tranches
postado em 11/10/2012 08:51
Romney faz comício em Ohio, estado ainda sem preferência definida: preocupação em falar à classe média
De olho no voto dos estados ainda sem preferência eleitoral definida, especialmente os de Ohio, onde faz campanha nestes dias, o candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, deu declarações nos últimos dias moderando sutilmente seu discurso e o inclinando mais ao centro. Após uma longa batalha para conquistar a base mais conservadora de seu partido durante as primárias, o ex-governador de Massachusetts tem assumido posicionamentos a respeito de temas como aborto e impostos quase impensáveis no começo de sua campanha. Em resposta, a equipe democrata o acusou de esconder suas verdadeiras opiniões radicais a fim de ganhar apoio dos eleitores de centro. Desde sua apática atuação no primeiro debate, o presidente Barack Obama vem acusando Romney de ;não ser sincero; com os eleitores, enquanto assiste ao adversário crescer nas pesquisas.

Os jornais norte-americanos deram destaque ontem à declaração do republicano de que não tem planos para introduzir uma legislação que restrinja o aborto. ;Não tenho conhecimento de nenhum projeto de lei sobre o aborto que faça parte de meu programa (de governo);, declarou ao conselho editorial do jornal Des Moines Register, em Iowa, na terça-feira. Alguns republicanos conservadores já manifestaram o desejo de uma legislação dedicada a limitar o aborto, legalizado nos EUA. O partido passou, inclusive, por um mal-estar em agosto quando seu deputado Todd Akin (Missouri) disse que ;casos de gravidez depois de estupro são muito raros;, uma vez que as mulheres, segundo ele, têm defesas biológicas para evitá-la em caso de ;estupro legítimo;. A declaração quase custou a candidatura de Akin ao Senado. Em geral, o eleitorado feminino tende a apoiar Obama, como têm mostrado as pesquisas.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação