Eleições Presidenciais EUA

Vices de Mitt Romney e Barack Obama se preparam para debate decisivo

Agência France-Presse
postado em 11/10/2012 13:45
Washington - Os candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos, Joe Biden e Paul Ryan, terão um debate crucial nesta quinta-feira (11/10), após a mudança na campanha provocada pela criticada participação do presidente Barack Obama no debate da semana passada com Mitt Romney. O tradicional encontro entre os vices começará às 21h (22h de Brasília) no Centre College de Danville, Kentucky, pouco menos de quatro semanas antes das eleições de 6 de novembro.

Menos importante que os três debates entre os candidatos presidenciais, o encontro é muito esperado desde a queda nas pesquisas do presidente Obama, após o desempenho ruim no primeiro embate com o republicano Romney em 3 de outubro.Obama, que busca a reeleição, admitiu na quarta-feira que teve uma "noite ruim" no debate no Colorado. Pela primeira vez desde o início da campanha, o site RealClearPolitics, que estabelece a média das pesquisas, mostrou uma liderança de Romney sobre Obama em nível nacional: 47,6% contra 46,1%.

Assim, os democratas depositam esperanças no veterano Joe Biden, para que ele estabeleça um contra-ataque em um verdadeiro duelo de gerações, estilos e ideologias contra o jovem rival Paul Ryan, que não tem grande experiência neste tipo de confronto diante de milhões de telespectadores. Em termos de debates entre postulantes à vice-presidência, os analistas recordam a vitória do republicano Dick Cheney sobre o democrata John Edwards em 2004, que serviu para recuperar o presidente George W. Bush, que teve um desempenho irregular no primeiro duelo com o democrata John Kerry. A disputa entre Biden e Ryan será acompanhada com muito interesse pelos candidatos à presidência, que prosseguem nesta quinta-feira com suas campanhas, Obama na Flórida e Romney na Carolina do Norte.

[SAIBAMAIS]Durante o debate de 90 minutos, Biden reivindicará a posição de defensor da classe média, além de criticar os republicanos pela recusa em resgatar a indústria automotiva, pelo desejo de cortar os gastos públicos, privatizar a previdência e manter impostos reduzidos aos ricos. Ryan, o ultraconservador presidente da importante comissão de Orçamento da Câmara de Representantes de 42 anos, deve argumentar com o rígido plano fiscal e a sua visão da sociedade. Tradicionalmente, o debate entre os aspirantes à vice-presidência, que acontece desde 1976, é cenário de provocações verbais entre os participantes, talvez ainda mais ácidos que nos debates presidenciais.



Algumas frases sempre são lembradas, como quando a ex-governadora do Alasca Sarah Palin perguntou a Joe Biden em 2008 para tentar irritá-lo "Posso te chamar de Joe?", ou quando Dick Cheney disse ao pouco conhecido Edwards em 2004: "A primeira vez que te vi foi quando apareceu esta noite". Uma pesquisa do instituto Pew realizada no início do mês mostrou que 39% dos eleitores têm uma opinião favorável de Biden e 51% uma opinião desfavorável, enquanto os percentuais de Ryan são melhores: 44% e 40%. Depois do debate entre candidatos à vice-presidência, Obama e Romney terão mais dois duelos, em 16 e 22 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação