Eleições Presidenciais EUA

Aliado de Romney elogia gestão de Obama na crise da supertempestade Sandy

Agência France-Presse
postado em 30/10/2012 12:15
Washington - O presidente Barack Obama recebeu nesta terça-feira (30/10) elogios por sua gestão da crise provocada pela supertempestade Sandy da parte de um feroz adversário republicano e que apoia Mitt Romney, o governador de Nova Jersey, Chris Christie. Obama interrompeu sua campanha à reeleição uma semana antes da votação para administrar a resposta do governo federal ao Sandy, que inundou grandes áreas da costa leste americana.

O governador Chris Christie, um crítico declarado do presidente e aliado-chave de Romney, fez nesta terça-feira um grande elogio a Obama. "O presidente tem sido ótimo... Falei com ele três vezes ontem, ele me ligou pela última vez à meia-noite, e ele me perguntou o que eu precisava", contou Christie à rede de televisão MSNBC.



[SAIBAMAIS]Christie, um político impetuoso conhecido por criticar abertamente seus oponentes, incluindo Obama, afirmou que pediu ao presidente para cortar as burocracias e ajudar Nova Jersey. "E ele fez isso", enfatizou. "O presidente administrou tudo isso; ele merece um grande crédito... Ele me deu seu número na Casa Branca, disse para telefonar para ele se eu precisasse de algo, e ele realmente pareceu sincero". O elogio de Christie, mencionado como possível candidato republicano à presidência em 2016, caso Romney perca, representou o tipo de publicidade de campanha que nenhum dinheiro pode pagar.

Obama declarou nesta terça situação de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem da supertempestade, o que permite liberar recursos federais para ajudar as vítimas. A decisão foi anunciada depois da tempestade ter afetado a costa leste do país. Parte de Manhattan está inundada e 500.000 pessoa sem energia elétrica na cidade de Nova York. Com isso serão disponibilizados recursos federais para as pessoas afetadas nos condados de Bronx, Kings, Nassau, Nova York, Richmond, Suffolk e Queens, segundo um comunicado da Casa Branca.

Sandy, que domina a cobertura da imprensa e ofuscou o frenesi habitual da última semana antes da eleição, está sendo chamado de "Surpresa de Outubro" - o tipo de evento imprevisível que pode reorganizar o jogo eleitoral. Seu impacto nas eleições da próxima semana não é certo, mas a tempestade permitiu que Obama alavanque seu poder de liderar as forças do governo federal americano para ajudar as pessoas em necessidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação