Eleições Presidenciais EUA

'Memes' invadem a internet nas eleições presidenciais americanas

Agência France-Presse
postado em 05/11/2012 16:34

Washington - Os Muppets não são normalmente associados à política americana, mas eles apareceram na campanha eleitoral deste ano graças a um fenômeno popular conhecido como "meme", que toma conta da internet.

Paródia de um determinado tema na forma de fotos, hashtags do Twitter, vídeos ou GIFs (figuras animadas), os memes surgiram nas eleições americanas com a participação dos eleitores online.

Garibaldo --o enorme pássaro amarelo de Vila Sésamo-- se tornou um dos memes mais famosos depois de o candidato republicano Mitt Romney ter ameaçado cortar o apoio financeiro ao personagem no primeiro debate presidencial no mês passado.

"Eu gosto da PBS (emissora pública americana que transmite o programa). Eu adoro o Garibaldo", disse Romney, que, no entanto, pretende cortar o orçamento da TV pública. Tão logo ele fez o comentário, os internautas lotaram a rede com paródias no Twitter, fotos sarcásticas e GIFs.

Veja galeria de fotos sobre a manifestação de eleitores vestidos de Muppets

Com poucos minutos, um meme havia nascido. Uma imagem de Garibaldo segurando um cartaz que dizia "Trabalho por comida" rodava pelo mundo virtual.

Carrie Lynn Reinhard, professora adjunta de Comunicação na Dominican University, em Illinois, afirmou que os memes também apareceram nas eleições legislativas de 2010 nos Estados Unidos, mas apenas estouraram nas presidenciais deste ano.

"Mais pessoas se familiarizaram com os memes e mais pessoas se tornaram capazes de criá-los e distribuí-los. Assim, veremos mais deles de uma forma geral", explicou à AFP.

No sábado, o meme do Garibaldo saltou para o mundo real quando centenas de americanos tomaram as ruas fantasiados ou com seus fantoches para mostrar apoio à televisão pública.

Contudo, Garibaldo não é o único "meme" a se tornar um símbolo da campanha deste ano.

Quando perguntado sobre desigualdades salariais durante o segundo debate, Romney declarou que, como governador de Massachusetts, havia recebido "pastas cheias de mulheres" para ajudá-lo a achar membros do governo do sexo feminino.

Rapidamente, uma página do Facebook havia sido criada e se popularizado, assim como imagens engraçadas de mulheres com pastas na plataforma Tumblr e a hashtag #bindersfullofwomen foi usada em tweets irônicos.

A aposta de Romney de U$10.000 sobre a saúde com o governador do Texas, Rick Perry, durante as primárias republicanas também se tornou popular online.

Quando o astro de Hollywood Clint Eastwood conversou com uma cadeira vazia que deveria representar Barack Obama durante seu discurso na Convenção Nacional Republicana, internautas marcaram o evento com a hashtag #eastwooding.

A equipe de campanha de Obama se adaptou ao meme, publicando no Twitter uma foto do presidente sentado em uma cadeira de costas para a câmera com a legenda "Este assento está ocupado".

"As pessoas estão tentando lidar com a loucura das eleições, com suas incertezas... E uma das formas de enfrentar isso é pelo humor", afirmou Reinhard.

No entanto, ainda não está claro o real efeito político de um meme. Especialistas dizem que eles atingem apenas um tipo de público, pelos laços que unem os membros de redes sociais.

"Você não vai atingir eleitores indecisos na mesma intensidade do que com um comercial durante uma partida de futebol", argumentou Tom Rosenstiel, diretor do Projeto de Excelência em Jornalismo do Centro Pew de Pesquisa.

"As pessoas que decidem em cima da hora em quem irão votar não costumam acompanhar as discussões políticas no Twitter".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação