Agência France-Presse
postado em 09/11/2012 12:59
Começou a formação da grande plataforma, nas escadas do Capitólio, que servirá de palco para que o presidente Barack Obama assuma o segundo mandato no dia 21 de janeiro de 2013. Segue o calendário político até a tomada de posse:13 de novembro: Início das últimas seis semanas de sessões do Congresso, nas quais os legisladores eleitos em 2010 finalizam seus trabalhos antes da inauguração da próxima legislatura.
17 de dezembro: Os 538 membros do Colégio Eleitoral se reúnem em seus estados e votam para presidente e vice-presidente com base no resultado das eleições em suas respectivas unidades federativas. Seus votos são assinados, selados e enviados ao presidente do Senado - papel constitucionalmente atribuído ao vice-presidente- e aos Arquivos Nacionais e a outras agências.
26 de dezembro: Vence o prazo para recepção dos votos do Colégio Eleitoral pelo presidente do Senado e vice-presidente Joe Biden.
Fim de ano: De acordo com o Tesouro americano, é esperado que se chegue ao teto da dívida de 16,394 trilhões de dólares, o que tornará necessário uma votação do Congresso para aumentar o limite e evitar calote. O departamento anunciou que seguirá financiando o governo federal até início de 2013.
2 de janeiro de 2013: Haverá aumento nos impostos e cortes automáticos de gastos, medidas chamadas de "abismo fiscal" pelo presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke. Elas entrarão em vigência se o Congresso não aprovar uma nova legislação para reduzir o déficit. Programas federais, incluindo o militar, serão alvos de cortes severos, enquanto serão extintas as isenções de impostos aos assalariados, o que poderá implicar num aumento da carga tributária em cerca de 20%, de acordo com o Tax Policy Center.
[SAIBAMAIS]3 de janeiro: O Congresso inaugura a 113; legislatura, com pelo menos 90 novos legisladores entre seus 435 membros da Câmara de Representantes e 100 integrantes do Senado.
6 de janeiro: Uma sessão conjunta de ambas as Câmaras do Congresso, presidida pelo vice-presidente Joe Biden realiza a contagem formal dos votos do Colégio Eleitoral e anuncia os nomes do presidente e do vice-presidente eleitos.
20 de janeiro: Em cerimônia privada diante do presidente da Suprema Corte de Justiça, John Roberts, o Presidente Obama faz o juramento, como previsto na Constituição. Como a data cairia num domingo, a cerimônia pública foi transferida para segunda-feira, dia do feriado que homenageia Martin Luther King Jr, defensor dos direitos civis.
21 de janeiro: Dia da Inauguração. Obama se reúne fora do Capitólio com todos os membros do Congresso, do gabinete, da Suprema Corte e com os ex-presidentes Jimmy Carter, George H.W Bush, Bill Clinton e George W. Bush. Em 2009, 1,8 milhão de pessoas se reuniram no National Mall, do lado Oeste do Capitólio, para assistir à histórica posse de Obama, apesar da baixa temperatura.
27 de Março: Chega ao fim o financiamento do governo federal, após uma extensão orçamentária de seis meses aprovada em setembro de 2012. A menos que os legisladores aprovem um novo orçamento ou votem a manutenção dos níveis atuais de gastos, serão interrompidas várias operações e serviços do governo.