Estado de Minas
postado em 16/08/2010 12:53
O senador Hélio Costa (PMDB), candidato da base aliada do presidente Lula (PT) ao governo de Minas Gerais, participou no domingo de um corpo a corpo na Feira Popular do Bairro Nova Contagem, um dos mais populosos da cidade de Contagem, na Região Metropolitana de BH. Já o governador Antonio Anastasia (PSDB), adversário do peemedebista, retoma nesta segunda os compromissos de campanha depois de passar o domingo sem agenda pública.
Conciliando agenda de governante e de candidato, Anastasia vai encarar quatro compromissos ; três de governador e um de campanha. No início da manhã, o tucano se encontra com representantes de federações esportivas, no Palácio das Mangabeiras, na condição de candidato. Logo em seguida, como governador, ele vai marcar presença na abertura do Festival Lixo e Cidadania, na Serraria Souza Pinto, em BH. À tarde, recebe o embaixador do Canadá, Paul Hunt, na Cidade Administrativa, e só finaliza o dia na histórica Ouro Preto, em reunião anual do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral.
Apesar de estar na frente nas pesquisas de opinião pública, Hélio não abriu mão do domingo e, pouco depois das 9h, já estava na feira popular para fazer campanha. Apresentado aos eleitores pela prefeita de Contagem, a petista Marília Campos, como o preferido de Lula na disputa pelo Palácio da Liberdade, Hélio passeou pelos corredores da feira, parando a todo momento para cumprimentar os feirantes e clientes do comércio popular.
Em entrevista, Hélio destacou como sendo prioridade, caso vença a eleição em outubro, uma gestão voltada para o bem social e prometeu colocar em prática um plano exclusivo de desenvolvimento integrado entre as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o candidato, o plano de ação integrada terá como foco principal melhorias na qualidade do transporte público e no saneamento básico. "O metrô é prioridade absoluta e tem que ser pensado em termos de Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele não pode ser visto apenas como metrô de Belo Horizonte. Queremos aprimorar o plano de desenvolvimento integrado na região metropolitana e encontrar recursos, que são nacionais, para viabilizar o metrô", garantiu.
Depois da feira popular, Hélio e Marília foram vistoriar obras de saneamento básico patrocinadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal vitrine do governo Lula no país, orçadas em R$ 30 milhões. O candidato foi acompanhado de dezenas de correligionários e de lideranças políticas. Com a ajuda de um carro de som, Hélio fez um minicomício para cerca de 100 pessoas que estavam no local. Na maior parte do discurso, o peemedebista não poupou elogios a prefeita Marília e citou, em várias oportunidades, o nome e os feitos do seu vice, o ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT).
Patrus participou de um debate sobre o setor energético realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MG), em BH. Durante palestra, o petista defendeu a redução dos serviços terceirizados da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e maior rigor na fiscalização das agências prestadoras de serviço.