postado em 17/08/2010 07:00
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a agência Fields pretendem levar a campanha publicitária de conscientização dos eleitores para os estádios de futebol. A ideia é ampliar a propaganda, exibida desde o início do mês nas emissoras de rádio e TV, para as placas de publicidade que cercam os principais campos do país nos jogos do Campeonato Brasileiro. O tribunal e a agência de publicidade estão em negociação com a Confederação Brasileira de Futebol e devem selar a parceria nesta semana.Vencedora de uma licitação da qual participaram dez agências, a Fields tem como meta informar as novidades implementadas pela minirreforma eleitoral, como o voto em trânsito e a necessidade de levar dois documentos no dia da votação. Os vídeos que estão no ar foram elaborados depois de pesquisa realizada em sete capitais (nas cinco regiões), com um total de 18 grupos reunidos para tratar do tema eleição.
A conclusão foi a de que o eleitor não conhece a atribuição dos cargos eletivos. Chegou-se ao entendimento de que a sociedade quer uma ;propaganda provocativa;, que instigue o cidadão a romper a apatia e a assumir a responsabilidade pela escolha dos governantes. ;Pensamos em uma propaganda acessível para qualquer classe, mas que tivesse a pegadinha da publicidade. O objetivo é comunicar da melhor forma a importância das eleições;, explicou Sidney Campos, presidente da agência Fields. ;Fazemos de temas polêmicos propagandas agradáveis. E isso é fundamental porque o nosso maior inimigo é o controle remoto.;
O contrato de publicidade custou R$ 6,5 milhões ao TSE, dos quais R$ 3,8 milhões já foram investidos. ;Eu imagino que se essa mídia fosse paga não custaria menos que R$ 500 milhões;, estimou Campos, citando os 10 minutos diários cedidos pelas rádios e televisões. A campanha foi dividida em quatro fases, com a previsão de que 26 filmes e 31 spots de rádio sejam veiculados até 3 de outubro.
Na lista dos temas que ainda serão abordados estão o voto biométrico e a segurança da urna eletrônica. Além disso, haverá propaganda nos aeroportos e cartazes espalhados por diversos pontos do país. A campanha agradou ao presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, e já demonstra um retorno positivo, segundo a assessoria do tribunal. Ao tratar das propagandas, o ministro pediu que as peças fossem leves e com uma pitada de humor sem que se perdesse a seriedade.