postado em 18/08/2010 10:50
A Coordenação de Organização e Fiscalização de Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do DF(TRE-DF) recebeu, até a manhã desta quarta-feira (18/8), 2121 denúncias de supostas propagandas irregulares, todas feitas por eleitores.A estimativa é que o Tribunal receba cerca de cinco mil denúncias até o segundo turno das eleições, que acontecerá no dia 31 de outubro. De acordo com a TRE, a maioria das reclamações é por colocação de faixas, placas e cartazes em via pública. E 90% das denúncias são feitas pela internet, por meio do site do órgão.
Quem não tem acesso à internet pode denunciar a propaganda eleitoral irregular pelo telefone 3441-1000, da ouvidoria do tribunal, ou ir pessoalmente à sede do TRE-DF. A coordenação tem três juízes eleitorais e onze servidores para o atendimento e análise das denúncias.
Regras
A propaganda eleitoral foi iniciada no dia 6 de julho. Nesta eleição, estão proibidos showmícios, trios elétricos, distribuição de brindes e a fixação de propaganda eleitoral de qualquer natureza em muros, cercas e tapumes divisórios, públicos ou particulares.