Eleicoes2010

Em debate em SP, Dilma, Serra e Marina deixam o discurso ameno de lado

Candidatos do PSDB e do PV são hostilizados

Daniela Almeida
postado em 19/08/2010 07:32
São Paulo ; Os três presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas de intenções de votos, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), abandonaram o tom relativamente polido que vinham adotando e partiram para o ataque direto na manhã de ontem, quando participaram de um debate transmitido via internet na capital paulista. O clima do lado de fora do teatro em que os presidenciáveis se encontraram já dava o tom do embate que ocorreria minutos mais tarde.

Ao caminhar do carro para a entrada do evento, Serra ouviu vaias e foi xingado de ;ladrão; e ;nosferatu;, enquanto Marina foi chamada de ;ecocapitalista;. As agressões partiram de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que compareceram ao local para protestar. Ativistas do meio ambiente acusaram Marina de usar a causa apenas como trampolim político. Um grupo de estudantes homossexuais ergueu uma bandeira com as cores do arco-íris em mobilização contra Serra e Marina, que, segundo os manifestantes, não apoiam a causa. A única a passar incólume foi Dilma.

Já no palco, a primeira a tomar a ofensiva foi Marina. ;Aqui mesmo no estado de São Paulo, Serra, infelizmente, mesmo com 16 anos de governo no PSDB, temos graves problemas em relação à educação. Não tem nenhuma justifica para (o estado) não ter uma posição de vanguarda em relação a essa questão;, disparou.

Dilma usou como arma para atacar José Serra a criação do Programa Universidade para Todos (ProUni) pelo governo Lula, acusando o principal partido na coligação tucana, o DEM, de tentar barrar o projeto com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). ;Como você explicaria essa atitude para 704 mil estudantes que tiveram acesso ao ProUni?;

Serra, que havia adotado um tom ameno no início do debate promovido pelo Grupo Folha, deu início a uma série de ataques contra a candidata petista e principal oponente em resposta à mesma pergunta da ex-ministra. ;O que o PT já aprontou em matéria de quanto pior melhor no Brasil, não tá escrito. O PT expulsou os deputados que votaram a favor de Tancredo Neves no colégio eleitoral e votou contra o Plano Real. Em matéria de quanto pior melhor, o PT é imbatível, ganha de qualquer outro partido brasileiro;, disse Serra. ;A diferença é que nós reconhecemos quando votamos errado. Levamos à frente (essas iniciativas) e as utilizamos de forma adequada;, replicou Dilma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação