postado em 19/08/2010 20:29
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, divulgou hoje (19) uma nota em resposta às críticas feitas pelo candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, de que o governo federal limita a liberdade de imprensa. Na nota, o ministro afirma que é infundada a acusação feita pelo candidato Serra de que o governo federal cerceia, constrange e censura a imprensa. ;Trata-se de uma acusação grave e descabida, sem qualquer apoio nos fatos. A imprensa no Brasil é livre;.
O ministro diz ainda que, para o governo federal, a liberdade de imprensa é sagrada e que jornalistas e veículos de imprensa jamais foram incomodados por qualquer tipo de pressão ou represália. ;Para nós a liberdade de imprensa é sagrada. O Estado Democrático só existe, consolida-se e se fortalece com uma imprensa livre. E, ao garantir a liberdade de imprensa no país, o governo federal sabe que está em perfeita sintonia com toda a sociedade;.
O ministro afirma ainda que as paixões da campanha eleitoral podem, em determinadas circunstâncias, ;toldar julgamentos serenos, mesmo naqueles que dizem ter nervos de aço;, mas seria prudente que ;certos excessos fossem evitados;.
;Ao dizer que o governo federal censura e persegue a imprensa, o candidato Serra não apenas falta com a verdade. Contribui também para arranhar a imagem internacional do Brasil, dando a entender que nossas instituições são frágeis e os valores democráticos, pouco consolidados;, finaliza a nota.
As críticas de Serra foram feitas hoje em evento promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), no Rio de Janeiro.