O objetivo é ;responsabilizar o eleitor pelo que acontece no Congresso e lembrá-lo de que o voto de hoje é o Congresso de amanhã;, segundo afirmou a coordenadora do trabalho, Elga Mara Lopes, subsecretária de Projetos Especiais da Secretaria de Comunicação Social do Senado.
A criação das peças publicitárias foi elaborada por um grupo de 14 funcionários do Senado, e a veiculação delas será feita em parceria com emissoras públicas e privadas de rádio e televisão, e com empresas que queiram utilizar as peças impressas. Para isso, todo o material será fornecido pela gráfica do Senado. Só a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) já encomendou 210 mil marcadores de livros e 150 banners para distribuir nos aeroportos.
Elga Lopes não soube informar quanto a campanha vai custar e justificou que os custos não podem ser mesurados imediatamente porque as peças foram produzidas com recursos já existentes no Senado, como os servidores e a gráfica. ;Não existiu licitação para a contratação de agência de propaganda, ela [a campanha] foi totalmente feita por servidores;, explicou.
Além da falta de previsão de custos, a campanha pode ainda enfrentar um outro questionamento, dessa vez dos senadores de oposição. É que as peças utilizam um jogo de futebol de botão para falar das leis que são feitas nas duas casas e para fazer uma referência ao time de parlamentares que os eleitores vão escalar para a próxima legislatura. O problema é que o Partido dos Trabalhadores tem utilizado a mesma ideia na campanha veiculada durante o horário eleitoral.
Elga nega que exista relação entre as duas coisas e disse não ter receio que parlamentares de oposição reclamem das peças produzidas pelo Senado. ;Não há receio [de que haja uma associação com a campanha do PT], porque essa campanha foi toda fundamentada, registrada com antecedência no TSE, então não há nenhum receio;, afirmou ela. Ainda segundo Elga, foram citadas leis feitas pelo PSDB e pelo Democratas também, e isso não significa que eles tenham sido beneficiados.
As peças de rádio e televisão começam a ser veiculados nas emissoras do Legislativo a partir da próxima segunda-feira (23). O hotsite já está no ar e pode ser acessado pelo endereço eletrônico . O material impresso também já está sendo produzido e pode ser encomendado na Secretaria de Comunicação Social do Senado.