Eleicoes2010

Coligação de Agnelo muda o tom, mas continua na ofensiva

Isso, depois de receber do TRE prazo de 24 horas para retirar da propaganda política trecho considerado ofensivo a Roriz

Ana Maria Campos
postado em 21/08/2010 08:39
A Justiça deu ontem um prazo de 24 horas para que a coligação Um Novo Caminho, liderada pelo PT, retire do ar uma mensagem considerada ofensiva ao candidato Joaquim Roriz (PSC). Os advogados do ex-governador conseguiram vitória em pedido de resposta contra a citação no programa de Agnelo Queiroz, no horário eleitoral, da impugnação de Roriz com base na Lei da Ficha Limpa. Pouco depois da decisão, no entanto, os petistas mantiveram a ofensiva. Nos programas da tarde e da noite, um locutor voltou a ler um texto apresentado sob um fundo preto explicando que Roriz teve o registro de sua candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

A coligação de Agnelo teve, no entanto, o cuidado de retirar do ar o trecho considerado agressivo na avaliação da Justiça. A juíza Nilsoni de Freitas Custódio determinou a exclusão da expressão ;; portanto, Roriz é ficha suja e está impugnado;. O texto foi veiculado sem essa parte, que havia sido incluída na estreia de Agnelo no horário eleitoral. Apesar da mudança, a assessoria de Roriz continua insatisfeita com a insistência do PT em destacar a impugnação da candidatura do ex-governador. O coordenador de comunicação da campanha, Paulo Fona, disse que o tom ainda é pesado e esconde uma suposta falta de propostas da coligação do petista.

Renúncia
O mérito da ação será julgado no plenário do TRE-DF na próxima semana. Prevaleceu agora o entendimento de que Roriz só poderá ser considerado fora da disputa ao GDF quando o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar a constitucionalidade da aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições. Roriz teve o registro de sua candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal porque a nova norma estabelece que os políticos se tornam inelegíveis pelo período de oito anos a contar do fim do mandato em caso de renúncia para escapar de cassação. É o caso do ex-governador, que deixou o cargo de senador em julho de 2007 quando já havia contra ele uma representação por quebra de decoro parlamentar protocolada pelo PSol no Senado.

Na abertura de seus programas eleitorais, Roriz tem reiterado que é candidato e confia na Justiça, além de destacar que sua campanha tem empolgado o eleitorado. Ontem, o presidente do TRE-DF, João Mariosi, determinou o envio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos recursos interpostos por Roriz e pela coligação Esperança Renovada contra a recusa do registro da candidatura do ex-governador. O Ministério Público Eleitoral, o PSol e o candidato a deputado distrital Júlio Cárdia, do PV, foram os responsáveis pelas ações de impugnação.

PCB RECORRE
; O Partido Comunista Brasileiro (PCB) recorreu ontem no TRE contra a decisão do juiz Raul Freitas Pires de Saboya de vetar a candidatura de qualquer postulante da legenda no DF, entre eles, o aspirante ao Palácio do Buriti, Frank Svensson. O registro dos candidatos foi indeferido porque o partido apresentou os documentos fora do prazo estipulado pelo tribunal. O registro das candidaturas ocorreu 20 minutos depois das 18h de 5 de julho. Segundo o advogado do PCB-DF, Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues, o atraso se deu por um problema técnico no sistema de informática do TRE. ;O funcionário do partido não conseguiu fazer o pré-cadastro. Pedimos no recurso que o juiz aprecie o problema, que é justa causa. Há contradição e omissão no acordão do juiz;, argumentou.

Os eleitores que precisam tirar a segunda via do Título de Eleitor tem até 23 de setembro para solicitar o documento junto aos tribunais regionais


Corrida segue agitada pelos votos

>> Saulo Araújo
>> Luísa Medeiros
>> Juliana Boechat


A primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva deu uma força ontem à candidatura do petista Agnelo Queiroz ao Governo do Distrito Federal. Ela participou de uma passeata com o candidato na Avenida Comercial de Taguatinga Norte. Em duas horas de caminhada, que começou às 10h30, eles visitaram lojistas e cumprimentaram os eleitores que passavam pelo local. A presença da esposa do presidente da República movimentou a avenida. Simpática, Marisa Letícia parou para tirar fotos e cumpriu o papel de cabo eleitoral. ;Agnelo tem condições de ganhar e de governar também. Fazer Brasília crescer muito, ficar mais limpa, mais honesta. O trunfo dele é o corpo a corpo. Nós podemos fazer isso, nem todos os candidatos podem;, alfinetou.

A concentração foi em frente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. De lá, o grupo caminhou até a CNB 6. Centenas de militantes e correligionários da coligação acompanharam os políticos. A estudante Aline Aparecida Flor, 18 anos, foi uma delas. Ela garante que a empolgação em apoiar os eventos do PT não é pelo salário mensal de R$ 600 que está recebendo para fazer campanha. A comerciante Wafa Falanh, 53, aprovou a visita de Marisa Letícia. ;Ela é simples, carinhosa. Fica mais fácil os comerciantes votarem no Agnelo.; O petista enfatizou ter orgulho de mostrar aos eleitores seus apoiadores nacionais. ;Infelizmente, o nosso adversário não pode sair com os candidato dele na rua;, disse, fazendo menção ao principal rival nas urnas, Joaquim Roriz.

Já o candidato do PSC deu uma folga à troca de farpas com Agnelo Queiroz durante os compromissos públicos de ontem. Em visita à Feira Permanente de Planaltina, o ex-governador prometeu benfeitorias aos trabalhadores do local, onde chegou por volta das 10h10, de helicóptero.;Registrem o que eu estou falando: no meu primeiro dia de governo, vou reformar tudo que for necessário aqui;, discursou.

A dona de casa Maria Lúcia da Silva, 57 anos, ficou emocionada com a presença do candidato do PSC. Ela ganhou o lote onde mora, no Jardim Roriz, extensão de Planaltina, graças à política fundiária que o ex-governador abraçou durante os 14 anos que comandou o DF. À noite, Roriz inaugurou um comitê no Recanto das Emas.

Força da TV
Toninho do PSol aproveitou a manhã de ontem para fazer corpo a corpo com eleitores em São Sebastião. ;É uma cidade importante, na qual temos muito apoio;, comentou. Apesar do pouco tempo que dispõe no programa eleitoral gratuito, Toninho considera que a candidatura ganhou mais força com as aparições na televisão. ;Lógico que ainda é cedo para fazer uma avaliação sobre isso, mas percebo que já existe uma repercussão;, destacou.

Já Eduardo Brandão (PV) foi à Feira do Produtor de Planaltina pela manhã. Ele prometeu aos trabalhadores do local mais incentivos. ;Essas pessoas trabalham numa situação precária. Não tem estrutura nenhuma;, afirmou. À tarde, gravou programas para o horário eleitoral e prometeu elevar o tom do discurso. ;Estamos entre duas candidaturas: uma é a do rouba, mas faz e a outra que não tem capacidade de executar nada. Nós temos competência e somos honestos;, disparou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação