postado em 24/08/2010 19:17
Começou por volta das 18h40 desta terça-feira (24/8), o debate entre os candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF), organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB). Cinco dos oito postulantes ao Palácio do Buriti participam do confronto, que não conta com a presença dos principais candidatos: Agnelo Queiroz (PT) e Joaquim Roriz (PSC). Frank Svensson (PCB) também não compareceu, alegando que se acidentou momentos antes de chegar e precisou ir ao hospital.Agnelo, que havia confirmado a presença, não compareceu. Ao ser anunciada a sua falta, o auditório lotado de estudantes vaiou: ;O Roriz a gente entende, cade o Agnelo?;. Três seguranças da Universidade estão presentes no auditório para evitar confusão. O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, também está presente no evento.
[SAIBAMAIS]Na primeira parte do debate os candidatos fizeram uma apresentação de três minutos. Por ordem de sorteio o primeiro a falar foi o candidato do PSTU, Rodrigo Dantas, que criticou a história política do Distrito Federal. ;Nós vivemos na cidade mais rica e desigual, nessa cidade tem uma máfia de empresários e políticos corruptos que controlam os principais negócios, o GDF, os tribunais, as rádios. Eles financiam as campanhas milionárias como a de Roriz. Ilude-se quem acredita que Agnelo aliado ao PMDB de Filippelli possa representar mudança;, questionou. Segundo ele, sua candidatura é para divergir dessa realidade.
Ricardo Machado (PCO) disse que a eleição parace ter cartas marcadas. ;Nós não somos convidados para participar de nenhum debate, como o da Band. Não há interesse da mídia, que controla as eleições, colocar em evidência qualquer partido de esquerda;, questionou. Para Eduardo Brandão (PV) é um absurdo Roriz querer participar do pleito. ;Qualquer candidatura que represente a ruptura dessas máfias organizadas tem que ficar para trás. Temos que fazer uma política limpa;, alegou.
A ausência de Roriz e Agnelo também foi questionada pelos candidatos que compareceram ao debate na UnB. ;Entramos aqui contra essa polarização burra, entre o azul e o vermelho e eles não veem aqui participar, gostaria que eles viessem para podermos desmascarar essa campanha;, questionou Newton Lins (PSL).
O último a falar, Toninho do PSol, também lamentou a ausência dos dois. ;É arrogante eles não virem aqui debater com os estudantes. O PSol esta nessas eleições para confrontar esse modelo de política que está no poder no DF, Filippelli, Roriz, toda essa coligação representa o que tem de mais errado na política do DF;.