Eleicoes2010

Terceiro bloco de sabatina sobre combate às drogas e Universidade Distrital

postado em 24/08/2010 21:22
Na terceira parte do debate na UnB, os candidatos responderam às perguntas do representante do Sindicato dos servidores da UnB (Sintfub), da Associação dos Docentes (ADUnB), e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Eladir Coelho do sintfub questionou acerca das políticas contra as drogas. O professor Benezé, da ADUnB, queria saber sobre a relação do governo com a Universidade e a criação da Universidade Distrital. A estudante Marina Flores, do DCE, perguntou como as indicações nas secretarias vão ser feitas e se as questões de gênero serão pensadas em seu governo.

Drogas
A questão das drogas foi a mais debatida entre os candidatos, principalmente sobre o combate ao crack, e dividiu opiniões. Rodrigo Dantas (PSTU) e o candidato Ricardo Machado (PCO) defenderam a legalização das drogas. "Defendo a legalização e estatização da produção. Com isso poodemos tratar a questão como de saúde pública e não de policia. Não precisamos ir contra o traficante, que dessa forma esvazia essa violência", disse Dantas. "A legalização das drogas é um problema social, que poderá ser controlado socialmente como o álcool", respondeu Machado.

Jás os candidato do PV, Eduardo Brandão e Newton Lins (PSL) criticaram a falta de políticas de combate às drogas no DF. "Eu sou muito pragmático entendo que temos que atuar nos ambientes dos traficantes. Não é caso de polícia. Eu entendo que temos que detectar os pontos, tratar essas pessoas e nós não temos nenhuma política pública para isso", disse Newton Lins. Se eleito, Toninho do PSol pretende atuar com uma política conjunta do setor educacional, saúde e com o poder judiciário. O projeto de Toninho é realizar uma campanha de esclarecimento na tentaiva de retirar as pessoas do vício das drogas.

Universidade Distrital

Toninho do PSol e Ricardo Machado (PCO) defenderam a Universidade Distrital e disse que seu governo terá cooperação com a universidade. "Estaremos oferencendo vagas públicas de boa qualidade e distribuindo os cursos pelas cidades do DF". Rodrigo Dantas (PSTU) se disse à favor da estatização de todas as formas de ensino e prometeu construir a Universidade pública do DF.

Mulheres

Sobre a pergunta levantada pela estudante do DCE sobre a questão de gênero, o candidato do PV ressaltou que seu partido cumpriu a cota para as mulheres nas eleições, mas reconheceu a dificuldade em trazê-las para a militância. Ricardo Machado contestou a resposta ao dizer que PCO foi o único partido que cumpriu a proporcionalidade das mulheres. Ele disse ainda ser a favor do aborto.

Toninho citou sua vice, Tete, que é líder feminista como exemplo de como serão distribuídos os cargos em seu governo. "O nosso partido tem o compromisso contra a discriminação contra as mulheres. As secretarias terão homens e mulheres em todos os órgãos do governo", disse Toninho.

"Somos contra toda forma de machismo, homofobia e preconceito. É preciso contruir creches públicas em todo o DF para a mulher poder ir trabalhar", respondeu Rodrigo Dantas (PSTU).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação