postado em 25/08/2010 19:54
Natal - Criar mais de 1 milhão de vagas no ensino profissionalizante é o objetivo do candidato à Presidência da República, José Serra, da coligação O Brasil Pode Mais (PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B). Para isso, o candidato disse nesta quarta-feira (25) que, se eleito, vai lançar o Protec, que definiu como o Programa Universidade para Todos (ProUni), criado no atual governo, só que do ensino profissionalizante.Em campanha em Natal, no Rio Grande do Norte, Serra conversou com pessoas que faziam compras em um bairro de comércio popular, o Alecrim. Segundo ele, uma mulher que a identificou como Madalena, disse-lhe que a vida dela mudou depois de ter concluído o curso profissionalizante de auxiliar de enfermagem.
;Vou criar o Protec e gerar 1 milhão de vagas de verdade. Não vai ser propaganda, não;, afirmou. Pela proposta do ProUni, os alunos de baixa renda têm acesso a bolsas de estudo para assegurar o curso superior.
Serra reiterou ainda que pretende ;reforçar; o Programa Bolsa Família, criado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ;Vamos melhorando e ampliando;, disse, informando que o objetivo é vincular o programa com o ensino profissionalizante.
O candidato voltou a cobrar de Dilma Rousseff explicações sobre o vazamento de dados sigilosos da Receita Federal relativas a membros do comando do PSDB. "Isso foi um caso de espionagem para a campanha eleitoral. A Dilma deve uma explicação ao país", afirmou.