postado em 26/08/2010 18:38
Rio de Janeiro ; Estudantes do Colégio particular Santa Mônica, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, participaram hoje (26) de uma eleição simulada, que faz parte do projeto modelo Eleitor do Futuro, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). O objetivo é despertar a visão política nos jovens.A simulação teve propaganda política, fiscalização, mesários e votação com urna eletrônica igual as que vão ser utilizadas nas eleições de outubro.
De acordo com a representante do tribunal, Rosa da Conceição Pais e Silva, o projeto em São Gonçalo é um piloto, que começou no mês de agosto, em nove zonas eleitorais no estado do Rio de Janeiro.
Ela disse ainda, que o objetivo do TRE no ano que vem, é ampliar o projeto para todo o estado do Rio de Janeiro.
O diretor do colégio, José Robson de Almeida, aprovou a iniciativa e ressaltou que a importância está na formação do cidadão mais consciente. ;É importante que esse aluno tenha consciência dos direitos e dos deveres na hora da escolha de quem vai ser o governador, de quem vai ser o deputado estadual, federal, o senador e o presidente;.
Durante o evento, os professores de várias disciplinas, lecionaram, em sala de aula, temas como cidadania, democracia, direitos e deveres dos cidadãos.