A página funciona com um questionário de 35 perguntas sobre temas como aborto, impostos e maioridade penal, entre outras. O questionário foi enviado hoje para todos os candidatos do país ao Senado ; cerca de 190 após as impugnações provocadas pela Lei da Ficha Limpa.
As perguntas foram feitas por mais de 60 instituições de defesa dos direitos das mulheres, dos negros e dos homossexuais, entre outras. O eleitor poderá ler as respostas dos políticos que estão pleiteando uma vaga e também responder às questões.
;O que nos interessa é usar a tecnologia como instrumento de transparência, e não é botar lenha na fogueira nem acirrar a disputa entre os candidatos. O que nos interessa é alargar a participação popular no processo democrático;, disse o diretor do Instituto Ágora, Gilberto de Palma. O Ágora é uma organização não governamental que acompanha dos legislativos estaduais e o Congresso Nacional.
Ainda de acordo com ele, o Senado foi escolhido para começar o projeto porque a população tem pouco conhecimento sobre o papel dos parlamentares e seria difícil, neste momento, usar a plataforma com os mais de 10 mil candidatos à Câmara dos Deputados. O site pode ser acessado no endereço www.questaopublica.com.br