Eleicoes2010

TRE suprime trecho de propaganda do PT e dá direito de resposta à Roriz

No horário eleitoral, o candidato do PSC era chamado de "ficha suja". O PT vai recorrer

postado em 27/08/2010 08:41
; Noelle Oliveira
; Juliana Boechat
; Luísa Medeiros

O candidato ao Palácio do Buriti Joaquim Roriz (PSC) ganhou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) direito de resposta contra trecho de propaganda eleitoral da campanha de seu principal adversário, Agnelo Queiroz (PT). Com isso, um minuto do programa do petista poderá ser utilizado por Roriz durante um dia. A propaganda questionada foi ao ar no último dia 18 e abria o programa eleitoral da Coligação Um Novo Caminho, de Agnelo, com uma locução que dizia: ;Roriz é ficha suja e o registro de sua candidatura foi negado pela Justiça Eleitoral;. Nos programas subsequentes, após o questionamento feito por Roriz ao TRE, o trecho na mensagem foi suprimido.

Segundo a juíza eleitoral Nilsoni de Freitas Custódio, que considerou procedente o pedido de resposta, a propaganda deveria ter considerado o fato de que há recurso contra a impugnação da candidatura de Roriz em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que, portanto, a decisão não é definitiva. A juíza também questionou a maneira como a locução foi apresentada no horário eleitoral, logo após o fim do tempo de Roriz e antes de qualquer referência a Agnelo. ;Ensejando também, neste aspecto, uma visão distorcida quanto à origem da notícia difundida, ultrapassando os limites do direito à crítica e à liberdade de expressão;, explicou. Agnelo Queiroz vai recorrer da decisão.

Roriz esteve na manhã de ontem na Igreja Batista do Gama. Entre músicas e orações, candidatos e membros da igreja aproveitaram a quantidade de fiéis para discursar sobre temas relacionados às eleições deste ano. Após ser exaltado pelo presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do DF, Pastor Oséas Rodrigues, Roriz foi aplaudido de pé pelos presentes.

No discurso, o ex-governador disse estar sendo perseguido pelos adversários. ;Não sou superior a ninguém. Mas nunca vi tanta perseguição. Também não me preocupo com isso. Nem mesmo Cristo teve unanimidade;, comparou. Ele prometeu levar o metrô ao Gama com o auxílio de um sistema de transporte alternativo, regularizar os terrenos das igrejas, nomear como administrador um morador do Gama e ainda garantiu emprego a todos.

Roriz se mostrou firme em relação ao parecer do Ministério Público Eleitoral. Na última quarta-feira, o procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, sugeriu a manutenção da decisão do TRE, que barrou o registro de candidatura do ex-governador. ;Eu aceito a posição. Mas eu vou ganhar no TSE e vou até as urnas;, afirmou.

Escolas
Agnelo Queiroz tomou café da manhã com integrantes do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF), na 914 Sul. Eles apresentaram ao petista reivindicações antigas, como a mudança nas regras para concessão de alvará das escolas em áreas residenciais e públicas e a separação da cobertura das quadras esportivas dos colégios do potencial construtivo da área. Agnelo prometeu discutir as questões, caso seja eleito.

Após o encontro, o petista seguiu para o TRE para conferir seus dados pessoais e sua foto que constarão na urna eletrônica. Ele aproveitou para mandar recado ao principal adversário na corrida eleitoral, o ex-governador Joaquim Roriz, que está com o registro sub judice. ;Candidato sem registro é uma falta de compromisso com a sociedade, só ajuda a desmoralizar a cidade. Vou ganhar dele na urna. O povo do DF não aceita mais candidato ficha suja;, criticou.

À tarde, o candidato participou de um ato promovido pela organização não governamental Rodas da Paz em defesa das ciclovias e do transporte sustentável no DF, no Quiosque do Atleta, no Parque da Cidade. Lá, o petista assinou um documento com as propostas da entidade. Ele garantiu ao presidente da Rodas da Paz, Ronaldo Alves, que construirá 600 km de ciclovias durante o seu governo, a maior malha cicloviária do país, segundo Agnelo. ;Será uma estrutura viável, para estimular o uso para o transporte. Além disso, vamos mobilizar empresários para receberem o trabalhador-ciclista nas empresas;, afirmou. O petista disse que criará o sistema de locação de bicicletas. ;Vocês vão ter um governador esportista. O pedal vai nos ajudar a promover a saúde na cidade e melhorar o trânsito;, contou.

No próximo domingo, ele participa de uma pedalada no Eixão Norte. A concentração será na altura da 105 Norte, às 15h. À noite, Agnelo participou do Prêmio Mérito Empreendedor ; A História Quem Faz é Você, no auditório do Pontão no Lago Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação