Eleicoes2010

Cúpula do PT e PMDB acerta visita de Lula e Dilma no próximo dia 9

postado em 01/09/2010 08:40
Com a crise instalada entre PT e PMDB em Minas Gerais, a cúpula dos dois partidos foi convocada ontem para colocar panos quentes dentro da campanha de Hélio Costa (PMDB). A estratégia passou por um périplo do ex-ministro Patrus Ananias (PT), vice de Costa, em Brasília, para tentar encontrar uma forma de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata do partido ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, aumentarem a presença no estado. Para tentar conter o avanço nas pesquisas de intenção de votos de Antonio Anastasia (PSDB), a ideia de Patrus e Costa é tentar nacionalizar a eleição mineira num embate entre Lula e o ex-governador Aécio Neves (PSDB).

Ficou acertada uma agenda conjunta em Minas em 9 de setembro. Foi o único aceno que o presidente fez ao petista. Hélio Costa pediu uma presença intensa, que incluía mais visitas ao estado e também uma gravação de telemarketing com Lula se apresentando e pedindo votos por telefone, a exemplo do que fez Aécio para Anastasia. Lula se negou. ;O que vocês querem que eu faça?;, reclamou Lula. ;Precisamos saber quem tem uma liderança maior no estado: se o Lula ou o Aécio. Se o projeto de um estado democrático e popular ou um projeto neoliberal;, afirmou Patrus.

Programas federais
Segundo o petista, o sucesso de Anastasia e Aécio na corrida eleitoral deve-se às conquistas do governo federal. ;Todos os programas sociais em Minas são do governo federal. O governo estadual apropriou-se dessas propostas;, atacou Patrus. Essa tentativa de nacionalizar o embate regional foi a saída encontrada diante da crise dentro da campanha de Hélio Costa. Patrus reuniu-se com o ministro da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, e com Gilles Azevedo, responsável pela agenda de campanha presidencial petista, e depois encontrou-se com os presidentes do PT, José Eduardo Dutra; do PMDB e vice de Dilma, Michel Temer; e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, dirigente licenciado do PDT. Também esteve com Moreira Franco, coordenador pelo PMDB da campanha de Dilma.

O número
3441-1000
Telefone da Central de Atendimento ao Eleitor para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral


;Cavalo paraguaio;

A reunião de Patrus Ananias, vice de Hélio Costa (PMDB), com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, foi um desdobramento de um encontro ocorrido na segunda-feira que serviu para lavar a roupa suja entre PT e PMDB. Segundo uma fonte da cúpula nacional petista, o clima da reunião foi bastante tenso, com acusações de ambos os lados sobre a responsabilidade do crescimento de Antonio Anastasia (PSDB) na corrida pelo Palácio da Liberdade. Segundo essa fonte, os petistas classificaram o desempenho de Costa como o de um ;cavalo paraguaio;. ;Percebeu-se que nós vamos perder em primeiro turno e ninguém sabe o que fazer;, disse um petista.

O PT também reclamou da falta de mobilização dos peemedebistas na campanha. ;Nunca vi tanto amadorismo, provincianismo. Não tem 100 prefeitos que apoiam a candidatura do Hélio Costa;, afirmou essa fonte. Na lavação de roupa suja sobrou também para o marqueteiro Duda Mendonça, que foi responsabilizado pela incapacidade de o programa eleitoral ter contribuído para a diminuição da vantagem que Costa exibe nas pesquisas de intenção de votos para Anastasia.

A principal crítica é tentar mostrar ao eleitor que o vice Patrus será protagonista no próximo governo. ;Ninguém vota no vice. Isso só mostra a fraqueza do titular;, afirmou um outro petista. O ex-ministro José Dirceu também entrou na negociação para tentar criar uma estratégia de contra-ataque. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que apoia Dilma e Anastasia, disse que vai ser inaugurado um comitê Dilmasia na capital em 8 de setembro, um dia antes da provável visita de Lula. Lupi fez campanha para o tucano e a petista na segunda-feira e acabou enquadrado. Temer negou falta de sintonia entre PT e PMDB. ;O Hélio ainda está na frente, vamos esperar 3 de outubro;, afirmou. (TP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação