Eleicoes2010

Dilma Rousseff aparece na frente em 14 cidades do Distrito Federal

postado em 03/09/2010 08:28
A candidata à Presidência da República do PT, Dilma Rousseff, domina a maioria das regiões administrativas do Distrito Federal. Pesquisa do Instituto CB Data realizada entre 29 e 31 de agosto mostra que a ex-ministra-chefe da Casa Civil é a preferida dos brasilienses para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela tem 42% das intenções de votos, enquanto o segundo colocado é José Serra (PSDB), com 22%. A senadora Marina Silva (PV) aparece em terceiro, com 15% das indicações. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na divisão do DF em 19 subdistritos, Dilma vence em 14, Marina é a primeira colocada em três e Serra, em dois.

Dilma supera o candidato a governador do próprio partido, Agnelo Queiroz, e entra com força em redutos eleitorais do principal adversário, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC). Os moradores de Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião são conhecidos por votar em nomes apontados pelo ex-governador, mas este ano deixaram de apoiar o candidato da chapa de Roriz, o tucano José Serra. A petista chega a abrir largas vantagens em algumas dessas cidades. No Riacho Fundo, onde o ex-governador tem o maior índice de intenção de votos, Dilma conquista 62% das indicações, contra 14% de Serra.

Roriz transfere intenções de voto para o ex-governador de São Paulo apenas no Paranoá e no Recanto das Emas. No primeiro, Serra chega a abrir 11 pontos percentuais de vantagem e no outro, cinco pontos. As duas regiões administrativas representam 5,6% do eleitorado da capital federal. Mesmo em terceiro lugar na pesquisa, Marina consegue superar os adversários em três cidades: na Candangolândia (com 33%), no Cruzeiro (43%) e no Lago Sul (25%). Nesse último local, a ex-ministra do Meio Ambiente repete o bom desempenho do candidato da chapa, Eduardo Brandão (PV), que conquistou 16% das intenções de voto.

Detalhamento
No detalhamento do eleitorado, Dilma Rousseff aparece em primeiro em todos os cruzamentos. Segundo o coordenador da pesquisa, Adriano Cerqueira, os dados representam a proporcionalidade do perfil do eleitor brasiliense. Entre homens e mulheres, a petista abre maior diferença dos concorrentes perante o público masculino, com 24 pontos percentuais de vantagem do segundo colocado, José Serra. As eleitoras também preferem Dilma, mas a distância dela para o tucano cai para 17 pontos. Marina tem 15% das intenções de votos nos dois grupos.

Nas diferentes faixas etárias, Dilma mantém-se próxima aos 40% das intenções de votos, Serra fica, em média, 20 pontos percentuais abaixo, melhorando o rendimento apenas entre eleitores com mais de 60 anos, tendo 33% das indicações. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF sob o número 28640/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 27326/2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação