Igor Silveira
postado em 04/09/2010 07:42
A chegada ao Colégio Marista da 615 Sul sob gritos histéricos e flashes intensos comprova: a candidata à Presidência da República pelo Partido Verde, Marina Silva, tem status de popstar entre os adolescentes. Ao participar de uma sabatina, no fim da tarde de ontem, em Brasília, ela foi aplaudida várias vezes, posou para fotos fazendo o formato de um coração com as mãos e teve a atenção disputada entre os alunos que aguardaram a participação da presidenciável, mesmo depois de mais de duas horas de atraso: Marina perdeu o voo em São Paulo que a traria para a capital federal.No encontro, a candidata respondeu a perguntas para 7 mil alunos que participaram do evento, transmitido via videoconferência para vários estados. ;É uma honra participar desses compromissos com jovens. As perguntas têm um viés diferente das que são feitas por pessoas mais velhas porque os mais novos tendem a procurar soluções, e não focar somente nos problemas;, afirmou. Marina Silva foi a única candidata convidada que aceitou comparecer ao evento. A organização entrou em contato com José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) ; os três políticos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos, mas o tucano e a petista não quiseram participar do evento.
Os alunos fizeram perguntas sobre temas como educação, segurança pública, sustentabilidade e saúde. Uma das perguntas que mais chamou a atenção dos presentes foi sobre a regulamentação da propaganda de cerveja. Elaborada por alunos do Rio Grande do Norte, a questão terminava com uma brincadeira para a candidata do PV: ;E uma cervejinha, pode?;, brincou um dos estudantes.
De acordo com Marina, as medidas adotadas contra o tabaco devem ser repetidas em relação à bebida alcoólica. ;A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve regulamentar essa área para que essas propagandas só sejam exibidas em horários apropriados. ;O alcoólatra é um doente que adoece toda a família;, ponderou, defendendo, também, o aumento da carga tributária sobre esse tipo de produto.
Logo após o encontro com os estudantes, Marina Silva seguiu para o Acre, estado por onde foi eleita senadora. Lá, participará de compromissos de campanhas ao longo do fim de semana, em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, o segundo maior colégio eleitoral do estado. Essa será a primeira viagem da candidata ao estado, que abriga cerca de 0,3% dos eleitores brasileiros, desde o início da corrida presidencial.