Eleicoes2010

Vidente aposta em vitória de Agnelo no 2º turno

postado em 04/09/2010 07:40
A menos de um mês do dia das eleições, aumentam os palpites sobre quem sairá vitorioso nas urnas no Distrito Federal. Nesta época de campanha, a curiosidade que atinge eleitores e, principalmente, os próprios candidatos torna ainda mais concorrida a agenda do paranormal José Acleildo de Andrade, conhecido no meio político pelas previsões que faz sobre o destino de governadores, deputados, senadores e até presidentes da República. Com consultórios em Lisboa e Nova York, o místico pretende atender apenas em Brasília até o fim do pleito. "Ficarei para confirmar o que vi antes", disse.

Nesta semana, o Correio entrevistou o guru na casa dele, no Setor de Mansões do Lago Norte, sobre o que o futuro reserva para a política local e nacional. O ex-ator global, que também já foi comissário de bordo, empalhador de animais e auxiliar de enfermagem, não hesitou em dizer que, em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará ``barba, cabelo e bigode`` e que Dilma Rousseff conseguirá ganhar em primeiro turno, além de deixar sua marca em todo o país.

Acleildo foi menos enfático em relação ao GDF, ainda um pouco nebuloso. O guru disse que o segundo turno virá e há chances de o petista Agnelo Queiroz levar a melhor, apesar de ele não ter o ;axé; que o principal adversário, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), possui. A disputa local para o Senado parece estar bem mais definida na avaliação do vidente. ``Cristovam já está eleito e ajuda Rollemberg a ser eleger também.`` Veja ao lado os principais trechos da entrevista.

O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) voltou para a guerra política nestas eleições. Seu principal adversário é o petista Agnelo Queiroz. Quem sairá vitorioso dessa disputa acirrada?
O governador de Brasília nesse pleito seria Cristovam Buarque (senador do PDT que concorre à reeleição). Não sei por que, talvez por trauma de Roriz, ele não quis encarar e veio a se tornar senador, que está eleito, sem dúvidas. No caso de Roriz, o que faz com que a situação pareça muito confusa é que, além de ter todas as denúncias contra ele, há uma grande trama para evitar que ele ascenda e ganhe as eleições. Todavia, nem está para um lado, nem para o outro. Inicialmente, há um empate rigoroso entre ele e Agnelo Queiroz. Vamos levar para um segundo turno.

E qual dos dois tem mais chances no segundo turno?
As chances do candidato da oposição (Agnelo) vão ser ampliadas porque a situação do Palácio do Planalto e o lobby dos políticos já eleitos serão definitivos para essa etapa. Por uma questão de trama política, dificilmente Roriz conseguiria se safar. Não posso assinar a previsão de que Agnelo vai ganhar a eleição. O julgamento das urnas vai mostrar a pouca diferença de um para o outro. Roriz é homem carismático, populista, tudo o que o adversário não é. Agnelo pode ter prestígio, conhecimento, dinheiro, máquina, mas ele não tem o que o povo chama de axé. É esperar e conferir.

Mas Roriz conseguirá se "safar" da Lei da Ficha Limpa?
No Supremo (Tribunal Federal), ele teria chance de ganhar por um voto ou dois de diferença, o que lhe daria o direito de assumir o cargo, caso vencesse a eleição. Mas é muito difícil, por conta dessa trama.

Que trama é essa?
É muito claro que tudo o que foi visto por mim, denunciado nos jornais e na televisão, tem a ver (a Operação Caixa de Pandora). E o próprio José Roberto Arruda (ex-governador cassado pelo TRE) não acreditava que isso tudo viesse a acontecer. Ele se sentia um verdadeiro César, mas junto dos queridos é que estão os maiores inimigos.

O que aconteceu na Operação Caixa de Pandora atinge o ex-governador Roriz?
Já respingou porque muitos dos envolvidos eram amparados por ele. Nessa trama não se pode maldizer Arruda, Paulo Octavio, sem falar de Roriz porque eles vieram do mesmo tipo de trabalho, do mesmo local. Mas, apesar de tudo, Roriz ainda mantém empate técnico a essa altura do campeonato.

E os colegas de coligação de Roriz? Como está a situação de Maria de Lourdes Abadia e de Alberto Fraga, que disputam o Senado?
Já conseguiram fazer com que o senador da chapa desistisse de dar apoio a Roriz, isso sedimentou ainda mais a candidata Maria Abadia, que disputará voto a voto com um candidato que pela primeira vez vai ao pleito no Senado. Isso vai favorecer Rollemberg (Rodrigo), que ganhará as eleições com pouquíssimos votos de diferença. Acalentado pela máquina e pelo apoio de Cristovam, Rollemberg tem chances inquestionáveis. O Fraga ficará como uma pessoa do passado na política do presente. Mas, para o futuro, o seu nome pode ser aceito como deputado.

No decorrer da disputa, você disse que surgirão novos escândalos. Algo que atinja Agnelo?
Isso já existe. Há determinadas denúncias que, se o autor fizer, vão acabar respingando no Agnelo. Existem outras que você administra, como Roriz está fazendo, dizendo apenas que não sabia o que estava acontecendo. Poderemos ir para as urnas com uma diferença de menos de 1% dos votos. Aí, é o grande perigo da contagem de 50% mais um e acontecer o filme a que assistimos algumas vezes. Então, vão ao Supremo para invalidar a votação e há a possibilidade de termos mais uma eleição no DF. Mas como já lhe disse, no Supremo, Roriz ganha o pleito. Aí, ele se tornaria o governador legítimo.

O povo aprendeu com os escândalos? Haverá mais participação popular, mais senso crítico?
Acho que sim. O povo vai escolher com mais rigor os seus representantes e vai exigir dos eleitos uma reforma política. Há possibilidade de o eleitor trocar o seu representante no meio do exercício, se esse for pego por fraude e similares. A tendência do povo é melhorar e mostrar o quanto cresceu.

A Câmara Legislativa foi contaminada com as denúncias de corrupção. Vai haver uma renovação? A população vai começar a acreditar na Câmara?
A Câmara se renovará em 87% a quase 90%. Deputados muito tradicionalistas, como Eliana Pedrosa, estão dentro do cenário. Mas vai ser uma invasão de gente nova. É inegável o poder de Jaqueline Roriz (que tenta uma vaga na Câmara dos Deputados) e da irmã dela. Na Casa federal, Brasília vai ser representada por gente muito nova.

No âmbito federal, a candidata petista Dilma Rousseff leva as eleições no primeiro turno?

Ela leva porque não tem clima para ter o segundo turno, a não ser que ela trabalhe contra si mesma. Hoje, Dilma só depende dela para ganhar e há muito pouco tempo para derrubá-la por 10, 15 pontos. Quem não vota na Marina (Silva), no Serra (José) é que não vota mesmo. Por que então Lula (o presidente Luiz Inácio) consegue passar para Dilma os votos? Por que toda hora ele relembra que ela é a mãe do PAC. Todos aqueles 32% de nordestinos que não tinham bolsa-escola, alimento em casa, criança estudando, todos viram na Dilma a figura de uma criatura bem-mandada. Foi apenas o Lula apresentar essa mulher, que eu tinha falado antes que existia.

Como você prevê, então, a derrota do Serra?

O problema do Serra é a certeza de que a arrogância se impõe. Faltou ele conversar melhor com o partido, ver o que todo mundo queria. Se Aécio (Neves) estivesse no páreo, a derrota não seria tão grande, mas também iria ocorrer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação