Daniela Almeida
postado em 07/09/2010 06:52
São Paulo ; A desistência do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) em disputar as eleições ao Senado pode mudar a disputa no estado. Em carta aberta divulgada ontem, Quércia informou que a decisão foi motivada pela necessidade de intensificar seu tratamento contra a recidiva de um câncer de próstata tratado há 10 anos e declarou seu apoio ao companheiro de chapa Aloysio Nunes (PSDB).
Concorrem às duas vagas por São Paulo a ex-prefeita da capital Marta Suplicy (PT), o pagodeiro Netinho de Paula (PCdoB), Aloysio Nunes e o senador Romeu Tuma (PTB), também internado para tratamento de uma afonia, segundo informações do Hospital Sírio-Libanês.
Na última pesquisa Ibope, divulgada no sábado, Quércia aparecia na terceira colocação, com 23% das intenções de voto. Marta ocupava o primeiro lugar, com 36%, seguida por Netinho, com 26%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, Quércia e Netinho estavam tecnicamente empatados. Tuma tinha 13% das intenções de voto e estava tecnicamente empatado com Aloysio, que aparece com 12%.
Como nas eleições deste ano os eleitores escolherão dois candidatos ao Senado para cada estado, a opinião de especialistas é de que os votos do ex-governador devem mesmo migrar para Aloysio. Nessa nova composição, o quadro eleitoral ao Senado, antes muito tranquilo para o PT com Marta e Netinho, ganha novos contornos.
;Esse voto do Quércia me parece que é um voto de oposição ao PT. Netinho disputa um voto popular, das periferias. Marta, Aloysio, Quércia e Tuma dividiam o voto da classe média. Agora sem o Quércia e com o Tuma internado, quem se favorece é o Aloysio Nunes;, avalia Carlos Melo, cientista político do Insper.
"Esse voto do Quércia me parece que é um voto de oposição ao PT;
Carlos Melo, cientista político
Carlos Melo, cientista político
O número
23%
Das intenções de voto para senador por São Paulo eram para o candidato Orestes Quércia, segundo a última pesquisa Ibope
23%
Das intenções de voto para senador por São Paulo eram para o candidato Orestes Quércia, segundo a última pesquisa Ibope
Concorrentes
Aloysio Nunes (PSDB)
Entre 1991 e 1994, foi vice-governador de São Paulo durante o mandato do então governador, Luiz Antônio Fleury Filho. Ocupou dois ministérios no governo Fernando Henrique Cardoso: a Secretaria-Geral da Presidência e o Ministério da Justiça.
Marta Suplicy (PT)
Eleita prefeita de São Paulo em 2000 pelo PT, assumiu, em 2007, a pasta do Turismo no governo Lula. Deixou o cargo de ministra no ano seguinte para concorrer novamente à prefeitura, mas perdeu as eleições para o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM).
Netinho de Paula (PCdoB)
Cantor e apresentador de televisão, foi eleito, em 2008, vereador em São Paulo pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Romeu Tuma (PTB)
Elegeu-se senador de São Paulo pelo PFL em 1994. Concorreu à prefeitura de São Paulo em 2000 e ficou em 4; lugar. Em 2002, foi reeleito e, em 2007, filiou-se ao PTB.