postado em 07/09/2010 18:02
Candidatos do Partido Verde, integrantes do Movimento Marina Silva e simpatizantes, incluindo o candidato ao governo do Distrito Federal Eduardo Brandão, participaram de uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (7/9). O grupo com cerca de 80 pessoas, incluindo militantes, pedia que o julgamento do recurso do candidato ao GDF Joaquim Roriz ocorra antes das eleições de 3 de outubro.Durante a manifestação, que começou às 16h e durou cerca de uma hora, em meio à faixas e cartazes os políticos discursaram e assinaram um documento, endereçado ao presidente do STF, Cezar Peluso. De acordo com os candidatos do PV, os escândalos de corrupção na política do DF abalam a confiança do cidadão e deixaram Brasília em situação de instabilidade política e judcial.
Impugnação
Após ter o registro de candidatura vetada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), Joaquim Roriz (PSC) perdeu novamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão cabe agora ao Supremo Tribunal Federal (STF), sem data prevista para o julgamento.
Confira abaixo a íntegra do documento assinado pelos integrantes do PV
Exmo. Sr. Ministro Cezar Peluso,
Fatos amplamente divulgados pela imprensa nacional e até internacional, os escândalos de corrupção na política do Distrito Federal ofenderam a República, abalaram a confiança do cidadão nas instituições públicas e deixaram Brasília em situação de instabilidade política e judicial - situaçaõ que já persiste há um ano.
O fato de haver uma candidatura pendente de registro nas eleições para governador do Distrito Federal, rejeitada pelo Superior Tribunal Eleitoral por enquadramento na Lei da Ficha Limpa, mantém Brasília refém dessa instabilidade, além de confundir os eleitores.
Por esses motivos, e independente da interpretação que os Ministros dessa Alta Casa de Justiça venham a ter sobre o recurso interposto pelos advogados do Sr. Joaquim Domingos Roriz, pedimos a V. Exa. que o julgamento desse recurso seja feito com a necessária urgência, antes de lacradas as urnas para o primeiro turno das eleições, para que seja este um pleito transparente e pelo bem da população e da reputação da capital da República despe país.