postado em 08/09/2010 07:22

Na Via do Minério, no Barreiro, nem mesmo uma cerca de arame farpado escapou de ser feita de estrutura para propaganda eleitoral. O deputado estadual João Leite (PSDB) é um dos que ocupam o espaço que, apesar de pouco recomendado pelos critérios de segurança, deixa em evidência os candidatos. Já o deputado federal Mário Heringer (PDT) e o ex-vereador Osman Miranda (PTC) buscaram espaço mais alto. Os dois usaram a estrutura de um out-door em uma movimentada esquina no Bairro Cidade Nova, onde os carros passam para fazer o retorno para a Avenida Cristiano Machado, para colocar seus minioutdoors.
No Bairro Floresta, o candidato a deputado estadual Everaldo Irmaozaço (PTdoB) usou a fachada de um prédio, estrategicamente posicionado, para colocar uma faixa de propaganda. O número de campanha e a foto ficam acima de um restaurante e do lado de outros comércios locais. Na região de Venda Nova, o vereador João da Locadora (PT), que concorre a uma vaga na Assembleia, e o estreante Gabriel Guimarães (PT), candidato a deputado federal, usam miniout-doors suspensos para aparecer.

Não só os candidatos a cargos legislativos estão precisando se reinventar. Também na campanha para o governo do estado, a criatividade para ganhar a atenção do eleitor é necessária. O governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) usa na campanha uma espécie de televisão humana. O serviço terceirizado de uma agência leva às ruas um jovem com uma televisão de tela plana de 22 polegadas sobre a cabeça. Ela é agregada a uma mochila que traz a caixa de som da mídia. O equipamento adaptado surgiu de um modelo usado no Canadá. Pelas ruas, a TV móvel vai transmitindo o clipe de artistas apoiando Anastasia e outros vídeos da campanha tucana. A ideia do comitê era ter oito exemplares espalhados, mas o fornecedor do serviço só tinha um equipamento disponível.
