Eleicoes2010

Candidatos abusam da criatividade para fazer a diferença nas eleições em MG

Em Minas Gerais, candidatos abusam da criatividade para fazer a diferença nas eleições. Cabos eleitorais põem até TV na cabeça

postado em 08/09/2010 07:22

A menos de um mês das eleições, flagrantes nas ruas mineiras: a cerca de arame farpado usada como mural, a televisão sobre os ombros e o outdoor puxado por bicicletaBelo Horizonte ; Com menos de um mês para convencer milhares de eleitores a digitar seus números na urna eletrônica, candidatos a deputado federal ou estadual estão fazendo um verdadeiro malabarismo para ocupar todos os espaços e serem notados nas ruas da capital mineira. Vale tudo para aparecer. Além de disputar cada centímetro de passeios e canteiros com cavaletes, eles usam fachadas de loja e até estruturas dos outdoors, proibidos pela legislação eleitoral, para dar visibilidade a seus banners e cartazes.

Na Via do Minério, no Barreiro, nem mesmo uma cerca de arame farpado escapou de ser feita de estrutura para propaganda eleitoral. O deputado estadual João Leite (PSDB) é um dos que ocupam o espaço que, apesar de pouco recomendado pelos critérios de segurança, deixa em evidência os candidatos. Já o deputado federal Mário Heringer (PDT) e o ex-vereador Osman Miranda (PTC) buscaram espaço mais alto. Os dois usaram a estrutura de um out-door em uma movimentada esquina no Bairro Cidade Nova, onde os carros passam para fazer o retorno para a Avenida Cristiano Machado, para colocar seus minioutdoors.

No Bairro Floresta, o candidato a deputado estadual Everaldo Irmaozaço (PTdoB) usou a fachada de um prédio, estrategicamente posicionado, para colocar uma faixa de propaganda. O número de campanha e a foto ficam acima de um restaurante e do lado de outros comércios locais. Na região de Venda Nova, o vereador João da Locadora (PT), que concorre a uma vaga na Assembleia, e o estreante Gabriel Guimarães (PT), candidato a deputado federal, usam miniout-doors suspensos para aparecer.

Em Minas Gerais, candidatos abusam da criatividade para fazer a diferença nas eleições. Cabos eleitorais põem até TV na cabeçaA visibilidade também pode ser móvel. A opção do vereador Pablito (PTC), que tenta uma vaga de deputado federal, e do deputado estadual Alencar da Silveira Junior (PDT), candidato à reeleição, foi por um outdoor acoplado a um carro, que passeia chamando a atenção pelas ruas da cidade.

Não só os candidatos a cargos legislativos estão precisando se reinventar. Também na campanha para o governo do estado, a criatividade para ganhar a atenção do eleitor é necessária. O governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) usa na campanha uma espécie de televisão humana. O serviço terceirizado de uma agência leva às ruas um jovem com uma televisão de tela plana de 22 polegadas sobre a cabeça. Ela é agregada a uma mochila que traz a caixa de som da mídia. O equipamento adaptado surgiu de um modelo usado no Canadá. Pelas ruas, a TV móvel vai transmitindo o clipe de artistas apoiando Anastasia e outros vídeos da campanha tucana. A ideia do comitê era ter oito exemplares espalhados, mas o fornecedor do serviço só tinha um equipamento disponível.

Em Minas Gerais, candidatos abusam da criatividade para fazer a diferença nas eleições. Cabos eleitorais põem até TV na cabeçaMenos tecnológico, o candidato do PMDB ao governo, Hélio Costa, também se faz notar pelas ruas da cidade. O peemedebista tem jovens que rodam a cidade de bicicleta com um miniout-door da campanha de Hélio. Com três rodas, a bicicleta traz ainda uma caixa de som que vai tocando o jingle do peemedebista. Devidamente remunerados, seis jovens saem pela manhã e outros seis no período da tarde.

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