postado em 10/09/2010 07:29
O candidato do PT ao Buriti, Agnelo Queiroz, evitou falar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de rejeitar o recurso dos advogados de Joaquim Roriz (PSC) contra a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa nestas eleições. ;Não cabe a mim comentar a decisão do STF, mas decisão de ministro é uma forte orientação.; O principal oponente de Roriz não resistiu, porém, e disse que o vice-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, não deve ter aceitado a reclamação feita pela defesa do candidato do PSC em decorrência do ;prontuário; do ex-governador. ;Estamos prontos para derrotar esse modelo ultrapassado e viciado de gestão. Vamos interromper o ciclo de 14 anos de tragédia no Distrito Federal.;O petista também preferiu adotar a cautela diante da fala do presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, de que o plenário da Corte tem possibilidade de julgar, antes das eleições, a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. ;A Justiça está cumprindo o papel dela e eu estou fazendo a minha parte, estou lutando para ganhar as eleições no voto.;
Mostrando mais confiança do que no início da campanha, o postulante do PT planeja ; até o dia do pleito ; aumentar a carga horária de trabalho, que já está girando em torno de 17 a 18 horas diárias, para conquistar os votos dos indecisos. O crescimento da candidatura revelado em recentes pesquisas de opinião deu mais fôlego para a campanha de Agnelo, embora ele não anuncie uma suposta vitória. Ainda assim, o candidato costuma dizer que a ;população está compreendendo a enorme diferença entre as minhas propostas e as do meu adversário;.
Agropecuária
Numa sabatina ontem à tarde com representantes do setor agropecuário do DF, o petista prometeu acelerar a regularização fundiária das áreas rurais desde o primeiro dia de seu eventual governo. ;A concessão de uso real do solo permite uma segurança, mas temos que marchar em direção à escritura definitiva. Prometo não tomar medidas demagógicas e entregar documentos com validade de apenas 90 dias. Chega de mentira;, disse.
Agnelo também garantiu aos produtores rurais ampliar o acesso a créditos e à Fundação de Apoio à Pesquisa no DF (FAP-DF); flexibilizar o alcance do programa de educação integral às escolas rurais; incentivar as compras governamentais, como o subsídio da merenda escolar na produção local; e não fazer loteamento político nos cargos gerenciais dos órgãos da área de agricultura. Mais cedo, o candidato do PT almoçou com empresários do Setor de Indústria de Taguatinga. Ele se comprometeu a manter a construção do centro administrativo do governo na cidade, a regulamentar a poligonal da região e a expandir o setor.
60 dias
Prazo, após cada turno, que o eleitor tem para justificar a ausência na votação
Prazo, após cada turno, que o eleitor tem para justificar a ausência na votação
Dois agressores foram identificados
Lucas Tolentino
O motorista e panfleteiro da campanha de Chico Leite (PT) agredido depois do desfile do Dia da Independência prestou depoimento ontem a agentes da 5; Delegacia de Polícia (Setor Bancário Norte). Além de Diego Dionísio da Costa, 26 anos, as equipes da unidade ouviram duas testemunhas que presenciaram a confusão. Imagens realizadas por pessoas que estiveram no local também vão ajudar na localização dos autores dos golpes. Os militantes petistas afirmam que a briga decorreu de provocações de correligionários do ex-governador Joaquim Roriz.
Quatro pessoas aparecem nas fotografias chutando e jogando uma cadeira em Diego. Duas delas já foram identificadas pela polícia e reconhecidas pela vítima. Segundo o titular da 5; DP, Laércio Rossetto, há indícios de que os suspeitos morem em São Sebastião. Assim que forem localizados, eles serão intimados. ;Ainda não tenho condições de dizer se quem agrediu são militantes (de Joaquim Roriz) ou não;, ponderou o delegado. O investigador explica que os agressores não usavam roupas de campanha eleitoral. No meio da confusão, porém, havia pessoas que seguravam bandeiras azuis do ex-governador.
O militante foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML). Até o início da próxima semana, o laudo preliminar indicará se houve lesão leve ou grave. ;Ele (Diego) não se recorda de muita coisa porque ficou atordoado e não é capaz de dizer exatamente a dinâmica da agressão. Ele só sabe o início da confusão, em que estavam, de um lado, apoiadores de Joaquim Roriz e do outro, pessoas a favor de Chico Leite. Daí, começaram as provocações com gritos de ordem. Segundo Diego, as agressões foram gratuitas;, disse Rossetto.
A confusão da última terça-feira levou os petistas a adotarem medidas formais. Segundo a assessoria de imprensa, o postulante ao cargo de governador Agnelo Queiroz (PT) e outros candidatos da legenda entrarão com uma representação no Ministério Público do DF e Territórios nos próximos dias.