Eleicoes2010

Serra repete discurso inflamado contra candidata do PT. Dilma visita neto

postado em 12/09/2010 08:00
Goiânia ; Cinco dias após a petista Dilma Rousseff e o presidente Lula participarem de um comício em Valparaíso (GO), o presidenciável tucano, José Serra, visitou Goiás ontem, com o objetivo de marcar território e manifestar apoio ao senador Marconi Perillo (PSDB), candidato ao governo do estado. Embora lidere a disputa pelo Executivo estadual, Perillo oscilou negativamente em pesquisa do Ibope divulgada na sexta-feira. Em 13 de agosto, o tucano aparecia com 45% das intenções de voto, enquanto o rival Iris Rezende (PMDB), da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha 34%. No levantamento de anteontem, Perillo estava com 42%, contra 33% de Rezende. Quem subiu foi Vanderlan Cardoso (PR), que passou dos 5% para 10%. A margem de erro é de três pontos.

Preocupado com a possibilidade de o PSDB ficar sem o comando do estado, José Serra cumpriu agenda ontem em Goiânia e nos municípios de Morrinhos e Piracanjuba. Na capital, o tucano subiu em um minipalanque montado no comitê central da campanha de Marconi Perillo e discursou para uma plateia de agentes comunitários da Saúde contra seu alvo preferido: Dilma Rousseff. Repetindo a estratégia da última semana, Serra fez disparos contra a Casa Civil, o governo federal, a biografia e a falta de personalidade da principal adversária na corrida pelo Palácio do Planalto. Mantendo sua postura de não comentar pesquisas de intenção de votos, Serra convocou seus partidários para formar uma ;ventania democrática; e alterar o cenário eleitoral, hoje favorável à petista.

Depois de prever que, se ela for eleita, Lula não se elege nem deputado federal, Serra agora fez um prognóstico ainda mais sombrio. Com Dilma no poder, em 15 dias haverá disputa entre os partidos aliados. ;Qualquer deputado, qualquer político sabe que ninguém governa na garupa. Se o outro quiser mandar e os partidos perceberem isso, sai briga em 15 dias;, disse.

Serra disse ainda que Dilma é uma incógnita, não foi testada, não tem vida pública e criticou o fato de a petista ter um padrinho na vida política. ;Eu me apresento como o candidato que tem história, tem biografia. Tenho selo de qualidade e sou um livro aberto. A outra candidata é um envelope fechado, com portas secretas, com partes inexplicadas, o que fez e o que não fez é dito pelos outros. O meu padrinho é o povo brasileiro;, disparou o tucano, que hoje participa de debate na Rede TV, às 21h, em que enfrentará Dilma Rousseff, Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol).

Marina em São Paulo
A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, passou o sábado na capital paulista. Pela manhã, ela esteve no comitê do candidato ao governo de São Paulo pela legenda, Fábio Feldmann. Lá, ela participou de um encontro com militantes para debater o tema ;Como você quer viver em São Paulo daqui a 20 anos?;. Hoje, Marina visita o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, e, depois, passa o resto do dia se preparando para o debate entre os presidenciáveis, que será promovido às 21h pela Rede TV.

; Imagem familiar
Vinicius Sassine

Na última quinta-feira, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) viajou a Porto Alegre (RS) para ficar com o neto recém-nascido, Gabriel. Os únicos compromissos da candidata desde então foram uma entrevista coletiva na sexta-feira e a visita de ontem ao vice-presidente José Alencar, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A interrupção da campanha eleitoral por três dias não significou, porém, um sumiço de Dilma perante os eleitores. Pelo contrário: interlocutores, aliados petistas, coordenadores da campanha e a própria ex-ministra reforçaram a imagem da ;vovó Dilma;.

Mesmo dizendo que não pretende usar a imagem do neto Gabriel na propaganda eleitoral gratuita ; a não ser que sua filha, Paula Rousseff de Araújo, autorize a veiculação das fotos ;, Dilma vem sendo apresentada aos eleitores como uma mulher ligada à família e, por isso, empolgada com o primeiro neto. A coordenação da campanha divulgou uma foto de Dilma carregando Gabriel, reproduzida pelas emissoras de TV e pelos jornais. Na página oficial da candidatura na internet, a imagem está em destaque. Eleitores de Dilma podem mandar recados para ;a mais nova vovó do Brasil;, veiculados num amplo espaço do site.

No Twitter de Dilma, os últimos quatro recados dizem respeito ao nascimento do neto. ;Ser avó é uma dádiva e estou curtindo esse momento.; Aliados como Marta Suplicy, candidata do PT paulista ao Senado, também postaram mensagens sobre Gabriel. A presença em Porto Alegre impediu que Dilma participasse do comício em Ribeirão Preto (SP), no dia em que o neto nasceu. Foi representada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também fez menções à ;vovó Dilma;.

Hoje, Dilma participa do debate entre os presidenciáveis promovido pela Rede TV. O evento será na sede da emissora, em Osasco (SP), a partir das 21h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação