Eleicoes2010

Popularidade de Netinho, em SP, é usada a serviço de Dilma e Mercadante

postado em 12/09/2010 08:00
São Paulo ; Quando ele está por perto, são frequentes os gritos histéricos das moças. Nas caminhadas que faz pela periferia pedindo votos para se eleger senador, o corre-corre é geral. Ele é José de Paula Neto, o Netinho de Paula, 40 anos, terceiro vereador mais votado de São Paulo e segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto para o cargo que pleiteia. O sorriso largo é característico. Artista extremamente popular e pagodeiro de mão cheia, quando Netinho sobe nos palanques, canta, samba e rebola muito mais do que discursa. Como o seu partido, o PCdoB, está coligado com o PT, a cúpula da legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva escalou o ;negão; ; como ele próprio gosta de ser chamado ; para alavancar a candidatura ao governo de São Paulo de Aloizio Mercadante (PT), que luta para diminuir a desvantagem em relação ao tucano Geraldo Alckmin.

Netinho, como é conhecido em todas as esquinas de São Paulo, explora ao máximo sua veia artística na campanha. Pede votos para a presidenciável Dilma Rousseff (PT) e para Mercadante como se estivesse em um programa de auditório. Sua fama como apresentador de televisão começou depois que ele passou a garimpar moças em favelas e torná-las lindas graças ao milagre dos cosméticos, dos salões de beleza e das roupas da moda. Com pose de galã, ele arrasta às urnas justamente esse público.

Numa caminhada em Guarulhos, no início da última semana, a histeria era coletiva. ;Quem está chegando?;, perguntava o taxista Antônio Marcel, 54 anos, após ver o tumulto. ;Acho que é o Lula;, respondeu um colega de profissão. ;Não, não. É o Netinho;, corrigiu a reportagem do Correio. ;O Netinho? Então espera um momento que vou tirar uma foto dele para enviar para o celular da minha filha;, avisou Marcel, que saiu às pressas.

Quando Netinho chega perto das fãs-eleitoras, parece que o mundo vai ruir. Elas se acotovelam para chegar ao seu lado, colar rosto com rosto e bater uma foto pelo celular. As mais atrevidas beliscam o bumbum do pagodeiro-político. ;Depois do corpo a corpo, estou com o traseiro dolorido de tanto beliscão;, diz, bem-humorado. É justamente por causa dessa popularidade que Mercadante não sai de perto dele. Como o pagodeiro está com a eleição praticamente garantida, a agenda dele e a do petista postulante a governador é a mesma diariamente. ;O nosso plano é levar o Mercadante ao segundo turno e os nossos maiores cabos eleitorais são o Netinho e o Lula;, atesta o correligionário Samuel Dantas.

No horário político, tanto no rádio quanto na televisão, Netinho nem perde tempo apresentando suas propostas. Implora para que seus fãs votem em Dilma e em Mercadante. Quando fala de seus projetos, ressalta que vai priorizar a educação e o tratamento gratuito de dependentes de crack. Ele também promete dar atenção especial à população carente, lembrando sempre que tem origem pobre.

Na última pesquisa do Ibope, Netinho aparece com 33% das intenções de voto, atrás apenas de Marta Suplicy (PT), com 36%, que faz parte da mesma coligação. O terceiro colocado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), está com 16%.

Polêmicas
Como toda celebridade que se preze, Netinho tem passagem pela polícia e por tribunais. Foi acusado ; e assumiu ; que bateu na ex-mulher, foi filmado dando um soco num repórter de programa de humor e responde por oito processos no Tribunal de Justiça de São Paulo. Como nunca foi julgado por um colegiado, não pôde ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Mas nada disso arranha a sua popularidade. ;Todo casal briga. Ele assumiu tudo e pediu desculpas. O Netinho é meu ídolo;, diz a paulista Renata Paixão, 21 anos, integrante sênior do fã- clube do artista.

Quando a sua candidatura era apenas um projeto, muita gente torcia o nariz justamente por causa da ficha corrida em delegacias. Mas o sonho de se tornar senador passou a ficar mais próximo da realidade depois que Lula deu o aval. ;Valeu mano Lula. No que depender desse negão aqui, o que você construiu vai seguir em frente;, diz ele nos comícios, ao lado do presidente.

Netinho é rico. Apesar de ter declarado somente R$ 192 mil em bens, sabe-se que ele tem muito mais do que isso em nome de parentes e dos sete filhos. Solteiro e com curso superior incompleto de sociologia, declarou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que vai gastar até R$ 12 milhões em campanha. A maioria dos seus doadores é anunciante dos programas populares que comandou ao longo da carreira artística. Pelos bastidores da TV Record e do SBT, onde mantém contrato, Netinho é conhecido pelo alto-astral alternado com o mau humor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação