postado em 12/09/2010 08:26
Agnelo Queiroz (PT), Joaquim Roriz (PSC), Toninho do PSol e Eduardo Brandão (PV) têm encontro marcado com o eleitor nesta terça-feira, às 22h. Os Diários Associados promoverão um debate multimídia com quatro dos candidatos(1) ao Governo do Distrito Federal. A discussão será realizada no auditório do Correio Braziliense, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), e terá transmissão ao vivo pela televisão e pela internet.Os telespectadores poderão assistir ao debate pela TV Brasília, logo após o programa Rede TV News. Os internautas, por sua vez, deverão acessar o site www.correiobraziliense.com.br e, a partir das 22h, clicar na manchete da capa. Assim, serão redirecionados para uma página de videochat. Ao longo de todo o debate, os interessados poderão publicar comentários, mas, conforme a legislação eleitoral, não estão permitidos ataques a candidatos nem declarações de voto.
Você pergunta
Os leitores terão outra forma de interatividade. De hoje até o meio-dia de amanhã, poderão enviar uma sugestão de pergunta aos pretendentes ao Palácio do Buriti. Para isso, basta entrar na seção Eleições 2010 do site do jornal e clicar na chamada à direita da tela. Em seguida, o internauta deve preencher um formulário com dados pessoais e escrever a questão. Os organizadores do debate selecionarão uma pergunta, que será feita pela própria pessoa na terça-feira, durante a realização do evento.
O programa será dividido em cinco blocos, cada um deles com duração média de 15 minutos. ;Haverá a possibilidade de direito de resposta e a participação de um advogado para garantir o cumprimento de todas as regras;, explicou o diretor do Departamento Jurídico dos Diários Associados, Vitório Augusto de Fernandes Melo. As rádios Clube AM e Clube FM vão apresentar flashes ao vivo. Na quarta-feira, o Correio e o Aqui-DF publicarão reportagens sobre o encontro. ;Há um esforço concentrado de todos os veículos do grupo para a realização desse debate;, explicou o superintendente da TV Brasília, Luis Eduardo Leão.
Democracia
De acordo com o diretor de Redação do Correio Braziliense, Josemar Gimenez, a cobertura do debate em plataforma multimídia vai reforçar a democracia do processo eleitoral. ;O debate será uma forma de levar ao eleitor as propostas dos candidatos em todas as plataformas de mídia, incluindo TV, internet e jornal do maior grupo de comunicação do Distrito Federal;, afirmou Gimenez.
1 - Representatividade
No total, oito pessoas concorrem ao cargo de governador do DF. Mas, de acordo com a Justiça Eleitoral, jornais, TVs e outras empresas de mídia são obrigadas a convidar para participar de debates apenas os candidatos cujos partidos tenham representação na Câmara dos Deputados.
30 de setembro
Data-limite, antes do primeiro turno das eleições, para a realização de debates entre os candidatos
Amanhã - Último dia para o TSE apresentar aos partidos políticos os programas de computador a serem utilizados na votação