Eleicoes2010

Debate reúne candidatos ao GDF

Postulantes ao Buriti, cujos partidos têm representação na Câmara Federal, participam amanhã da discussão promovida pelos Diários Associados, com transmissão ao vivo pela TV Brasília e pelo site do Correio. O intuito é levá-los a mostrar suas propostas para os eleitores

postado em 13/09/2010 07:57
Quatro candidatos ao Governo do Distrito Federal se encontrarão amanhã, a partir das 22h, no auditório do Correio Braziliense. A menos de 20 dias das eleições, os Diários Associados promovem um debate multimídia com Agnelo Queiroz (PT), Joaquim Roriz (PSC), Eduardo Brandão (PV) e Toninho do PSol. Todos confirmaram presença. O encontro será transmitido ao vivo pela TV Brasília e pelo site do jornal. Os leitores podem enviar sugestões de perguntas.

O Correio Braziliense fica no Setor de Indústria Gráficas. Para acompanhar as discussões pela internet, bastar acessar o endereço www.correiobraziliense.com.br e clicar na manchete da capa. O usuário será levado a uma página de videochat e poderá fazer comentários durante todo o programa. Entretanto, de acordo com as normas eleitorais, não será permitida a publicação de ataques a candidatos nem declarações de voto.

A população também poderá interferir diretamente no debate com o envio de perguntas. Até o meio-dia de hoje, o internauta pode entrar na seção Eleições 2010, selecionar a chamada à direita da tela e preencher um formulário com o questionamento que pretende fazer a um dos quatro candidatos. Uma pergunta será selecionada pela direção dos Diários Associados e será feita pelo próprio leitor durante o evento. A transmissão pela TV Brasília começará logo após o programa Rede TV News.

Ao longo da noite, as rádios Clube AB e Clube FM vão apresentar flashes ao vivo. O diretor de Redação do Correio Braziliense, Josemar Gimenez, avaliou que a cobertura multimídia reforçará a democracia do processo eleitoral. ;O debate será uma forma de levar ao eleitor as propostas dos candidatos em todas as plataformas de mídia, incluindo TV, internet e jornal do maior grupo de comunicação do Distrito Federal;, afirmou Gimenez. ;Há um esforço concentrado de todos os veículos do grupo para a realização desse encontro;, completou o superintendente da TV Brasília, Luís Eduardo Leão.

Blocos

O diretor do Departamento Jurídico dos Diários Associados, Vitório Augusto de Fernandes Melo, explica que um advogado acompanhará todo o debate a fim de garantir o devido cumprimento das regras. ;Haverá a possibilidade de direito de resposta;, esclarece. Serão cinco blocos com duração média de 15 minutos cada um.

Ao total, oito postulantes disputam o Governo do DF. Os debatedores foram selecionados de acordo com as normas da Justiça Eleitoral, que exigem a participação de candidatos cujos partidos tenham representação na Câmara dos Deputados. Também concorrem ao cargo: Frank Svensson (PCB), Newton Lins (PSL), Ricardo Machado (PCO) e Rodrigo Dantas (PSTU).


PSol e PV ouvem eleitor

>> Manoela Alcântara

O jogo de futebol com os kamayurá foi um pretexto para Brandão se encontrar com moradores do EntrelagosBrandãoAs súplicas por melhorias na saúde e no transporte voltaram a bater à porta de Toninho do PSol. Em caminhada realizada, ontem pela manhã, na Expansão do Setor O, em Ceilândia, os pedidos mais ouvidos pelo postulante ao Palácio do Buriti foram de mudanças nesses dois setores. Os eleitores denunciaram as dificuldades de acesso ao Hospital Regional de Ceilândia, a falta de ônibus e reivindicaram uma linha de metrô para o local. ;Existe uma garagem da Planalto (empresa de ônibus) aqui ao lado, mas o atendimento é péssimo;, criticou Toninho.

A maior surpresa do postulante ao Buriti não foram as queixas, mas a receptividade dos moradores. ;Passamos a manhã nas comerciais da QNO 18, onde existem cerca de 500 lojas. Tanto os comerciantes quanto os que estavam ali para comprar vieram conversar comigo, perguntar sobre minhas propostas, tirar foto. A caminhada foi até mais lenta, mas muito proveitosa devido ao interesse dos que ali estavam;, comentou o candidato do PSol.

A caminhada, iniciada às 9h, terminou por volta das 17h no Setor O. Em seguida, Toninho foi para o condomínio Eldorado, no Gama, onde ouviu reivindicações por asfalto e infraestrutura. Segundo os moradores, há cinco anos foi liberado pelo governo da época mais de R$ 1 milhão para saneamento, mas o dinheiro desapareceu sem que as obras fossem feitas. Além disso, o local não tem postos de saúde, escolas, creches nem sequer transporte. ;Meu plano de governo prevê a criação de auditorias para fiscalizar para onde foi essa verba, além da realização das obras para esses moradores;, ressaltou o candidato que participou do encontro com os moradores do Eldorado até as 21h.

Partido Verde

O candidato do Partido Verde (PV) ao Buriti, Eduardo Brandão, aproveitou o domingo para defender uma bandeira de sua legenda divulgada nacionalmente: a inclusão das minorias. Por volta das 11h30, ele chegou ao Condomínio Entrelagos, nas proximidades de Itapoã, para jogar futebol com os índios da tribo Kamayurá. O jogo foi marcado para que a população pudesse conhecer melhor o postulante, ouvir as propostas e também levar os problemas vividos pelos indígenas em Brasília.

Segundo Eduardo Brandão, as comunidades indígenas sempre foram desrespeitadas e tiveram seus direitos usurpados no país. A intenção é mudar isso. ;Quero resgatar a cultura dos índios, oferecer propostas de inclusão real a eles. Políticas públicas que contemplem não apenas o que nós, brancos, achamos bom, mas o que eles necessitam;, afirmou. Uma das necessidades identificadas pelo candidato é a oferta de mais informação sobre doenças desconhecidas pelos índios e as formas de tratamento. Além de desenvolver um sistema de cotas para inclusão dos índios em universidades e no mercado de trabalho.

A ideia atende aos desejos de Kakatsa Kamayurá, 21 anos. Originário do Xingu (MT), o índio chegou no DF há quatro anos para estudar e trabalhar. Ele conseguiu concluir o ensino médio, mas quer se capacitar ainda mais. ; Eu queria fazer administração de empresas, mas esse curso não é contemplado;, lamentou.

O jogo de futebol não ocorreu no Condomínio Entrelagos por acaso. Ontem, foi inaugurado o campo de futebol e a quadra de lazer do residencial que abriga cerca de 10 mil pessoas. Reunidos com familiares e amigos, os moradores e atletas envolvidos no campeonato assistiram ao jogo, interagiram com o candidato e viram o time do postulante perder de 5 a 3 para o dos índios.


"Meu plano de governo prevê a criação de auditorias"
Toninho do PSol


"Quero resgatar a cultura dos índios, oferecer propostas de inclusão real a eles"
Eduardo Brandão, do PV

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação