Eleicoes2010

Voluntários contribuiem para que processo eleitoral seja um dos mais ágeis

postado em 13/09/2010 08:31
A eleição brasileira é considerada uma das mais eficientes do mundo, pelo uso da tecnologia das urnas eletrônicas, pela segurança do voto e também pela agilidade na apuração dos resultados. Por trás de todo esse aparato, porém, estão mais de 2 milhões de brasileiros ; a maioria voluntários ; que fazem a votação transcorrer com tranquilidade. Os mesários, secretários e presidentes de Mesa são os responsáveis pelas seções eleitorais, os locais onde a urna é instalada e onde o eleitor vota.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 420 mil seções serão instaladas em todo o Brasil. Cada uma comporta um número máximo de 400 eleitores. Elas serão comandadas pelos 2.181 milhões de eleitores convocados para trabalhar nas eleições, que terão a supervisão de juízes eleitorais. Fora do país também vão ser instaladas seções, em um total de 154 cidades do exterior, que vão funcionar em embaixadas e consulados do Brasil.

Nas sessões, os eleitores convocados para trabalhar no pleito se dividem entre diversas tarefas, como orientar o eleitor desde o momento da fila até a votação, devolver os documentos e zelar pelo bom funcionamento do processo eleitoral. Para desempenharem essa função, os mesários (como são chamados os convocados para as eleições, inclusive aqueles designados a serem o presidente de Mesa e o secretário) passam por um dia de treinamento. Veja quem compõe uma seção e quais são as atribuições de cada um.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação