Eleicoes2010

Hélio Costa e Anastasia vão usar todas as armas para vencer o combate

Estado de Minas
postado em 13/09/2010 14:47
O tempo é curto e qualquer erro pode ser fatal. A disputa pelo governo de Minas Gerais está acirrada ; como não se via desde o pleito de 1998 ; e, a apenas três semanas para as eleições, é chegado o momento de os candidatos usarem todas as armas para conquistar a preferência da maioria dos 14,9 milhões de eleitores mineiros. Antonio Augusto Anastasia, que concorre à reeleição, e o senador Hélio Costa (PMDB) montam estratégias que possam lhes garantir a vitória.

Nesta reta final, seus principais cabos eleitorais ; o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ; protagonizam o desafio de quem tem mais força em Minas. Os petistas querem a todo custo tirar os tucanos do Palácio da Liberdade, que comandam há oito anos e que representa o segundo maior reduto do partido no país. Já o PSDB espera a confirmação da aprovação de seu governo, além de evitar uma das maiores derrotas políticas para Aécio Neves, caso não consiga eleger seu aliado.

A estratégia do PSDB é mostrar ao eleitor que a vitória de Anastasia representa a continuidade do que vem sendo feito desde 2003, enquanto Hélio Costa seria sinônimo de retrocesso. Os peemedebistas insistem que Hélio Costa no governo mineiro significará uma parceria entre o governo mineiro e o federal, já que dão como certa a eleição de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência da República. Manter Anastasia no poder seria, segundo eles, virar as costas para a área social.


Embalada pelo avanço nas pesquisas de opinião, a cúpula da campanha do governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, aposta todas as fichas nos programas na televisão e no rádio para consolidar a tendência de crescimento do tucano, estreante como protagonista em disputas eleitorais. Sem deixar de colar a imagem de Anastasia na popularidade do ex-governador Aécio Neves (PSDB), a peça de publicidade vai destacar os pontos principais do plano de governo do candidato.

Mais que um sucessor natural, Anastasia será mostrado como o braço direito de Aécio, um especialista em gestão pública experiente, que ficou conhecido pela coordenação e implantação do choque de gestão, o programa de ajuste fiscal que tem como conceito ;gastar menos com o governo para gastar mais com o cidadão;.
Com o mote ;o que Minas tem a ganhar;, os marqueteiros tucanos vão destacar as áreas da saúde e infraestrutura para as estradas. Já batizado de Caminhos de Minas, espécie de continuação do Proacesso, que levou asfalto a 224 cidades, o programa promete ligar os municípios com menos de 10 mil habitantes. Serão investidos R$ 5 bilhões obtidos junto ao Banco Mundial (Bird) para asfaltar cerca de 7,65 mil quilômetros.

Levar atendimento médico aos grotões do estado com a construção de hospitais regionais é outra promessa que será apresentada ao eleitorado . ;Encerramos a etapa de apresentação do candidato, seu perfil. Agora, vamos mostrar o futuro, as áreas que vão concentrar os investimentos. Apontar o que será possível fazer, sem falsas promessas;, contou um parlamentar tucano, que pediu para não ser identificado.

Paralelamente à propaganda eleitoral, o tucano vai intensificar sua presença nas ruas, especialmente, em cidades do interior que recebem sinal de antena parabólica com propaganda eleitoral de São Paulo. A ideia é visitar, em média, três cidades por dia. No corpo a corpo com eleitores, a estratégia é manter as carreatas em carros abertos e realizar minicomícios relâmpagos no Centro das cidades. Dentro dessa estratégia de mobilização, a ordem é colocar nas ruas os cerca de 2 mil cabos eleitorais e os 500 carros alugados pelo comitê do candidato.

A maior novidade, no entanto, vem do núcleo político da campanha tucana. Com o consentimento do deputado federal José Fernando Aparecido, candidato do PV ao governo estadual, os tucanos negociaram a entrada da totalidade da bancada estadual e federal verde na campanha de Anastasia. Ao todo, são 10 parlamentares ; três federais e sete estaduais. O acordo foi sacramentado antes do feriado da Independência pelo próprio Anastasia durante café da manhã no Palácio das Mangabeiras, com a presença maciça dos parlamentares da legenda. (EF)

O senador Hélio Costa (PMDB) tem em seu currículo duas derrotas em disputas para governador ; em 1990 e 1994. E, na reta final da campanha eleitoral, as estratégias para não perder votos e desta vez garantir a vitória já estão traçadas. A principal delas é fortalecer ainda mais a vinculação com o seu principal cabo eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de atrair a militância petista para a disputa. Depoimentos do presidente serão renovados a cada semana.

Os sinais da nova estratégia puderam ser vistos na quarta-feira, durante comício em Betim, reduto petista da Grande Belo Horizonte. No evento, o presidente Lula convocou os militantes a saírem às ruas com adesivos e bandeiras pedindo votos para Hélio Costa. Mensagem semelhante foi gravada e será veiculada na propaganda eleitoral de rádio e televisão. Um novo slogan foi criado para o material de campanha: ;Sou PT, voto 15;, uma tentativa de atrair os petistas para a candidatura do PMDB. ;A presença do Lula dá uma levantada nos ânimos dos militantes. O PT foi à festa, mas até agora não dançou com o PMDB;, diz uma fonte da campanha.

Os programas de rádio e televisão ficarão mais ;mineiros;, com uma postura mais solta de Hélio Costa, que já foi repórter de televisão, sem ternos ou roupa social, até então usados pelo candidato. A linguagem será mais simples e popular. Ao mesmo tempo, o senador adotará um discurso mais agressivo em relação à chapa adversária. O candidato vai ressaltar as críticas ao que ficou faltando fazer.

Mecanismo até então pouco usado na campanha de Hélio Costa, a distribuição de santinhos e os tradicionais bandeiraços vão chegar às ruas de algumas das principais cidades mineiras. Entre elas, Belo Horizonte, especialmente nos bairros da Zona Sul, onde Antonio Anastasia lidera a preferência do eleitorado, segundo pesquisas de opinião. Ligações telefônicas com depoimento de Lula também começam a ser feitas para os lares mineiros. Cartas com mensagem de Lula e Hélio Costa já estão sendo postadas.

O candidato a vice-governador da chapa, o ex-ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome Patrus Ananias (PT), terá uma tarefa especial nesta reta final: professor universitário, ele vai visitar algumas das principais faculdades da capital pedindo votos e apresentando as propostas da coligação Todos juntos por Minas. ;Ele tem uma linha mais popular e boa aceitação no público universitário, em que o Hélio não está bem;, justificou a fonte que preferiu não ser identificada.

Praticamente todas as regiões de Minas Gerais foram visitadas pelos candidatos da coligação. Com exceção do extremo Leste, onde serão organizados atos de campanha nos próximos dias em Mantena, Aimorés, Nanuque e Salto da Divisa. Algumas cidades de peso da chamada ;testa; do estado também receberão os candidatos, como Unaí e Arinos. (IS)

Armas dos tucanos para ganhar as eleições

Detalhamento do plano de governo
Até o dia 30, quando termina o horário eleitoral na televisão e no rádio, o candidato vai aproveitar para esmiuçar o seu programa de governo. Um dos destaques será o programa Caminhos de Minas, que prevê asfalto para ligar pequenas cidades, com investimentos de R$ 5 bilhões.

Foco no interior
Bem avaliado na região metropolitana, o candidato vai intensificar suas visitas ao interior. Haverá carreatas e corpo a corpo em 50 cidades.

Depoimento de artistas
Mostrar prestígio juntos aos formadores de opinião é essencial. Sendo assim, o candidato vai continuar recebendo apoio público de cantores como da dupla Sá e Guarabyra, Tavinho Moura, Rogério Flausino, Milton Nascimento e os gospels André Valadão e Celina Borges.

Armas dos peemedebistas para ganhar as eleições

Mineirização do programa de rádio e televisão
A linguagem usada será mais simples, popular, com o "jeito mineiro" de falar.

Roupas mais joviais para Hélio Costa
O candidato vai usar roupas casuais, nada de terno ou social. A ideia é deixá-lo mais semelhante ao eleitor.

Discurso de oposição ao atual governo
Críticas à gestão dos tucanos serão feitas com mais ênfase e em tom mais agressivo. Dois pontos serão destacados: o estado não estaria investindo 12% do que arrecada com a área da saúde, como manda a lei, e parte do secretariado e cargos do primeiro escalão seria ocupada por profissionais de outros estados.

Visitas de Patrus a universidades
Diante da constatação de que Hélio Costa não estaria bem no meio universitário, Patrus Ananias ; que faz parte do meio acadêmico ; ficará responsável pela campanha nas faculdades mineiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação