postado em 15/09/2010 01:09
Os quatro candidatos ao Palácio do Buriti que participaram do debate desta noite qualificaram o encontro com seus adversários como positivo. Todos concordam que o embate cumpriu o propósito de informar e esclarecer os eleitores sobre as principais propostas de governo de cada um deles. Para Toninho do PSol, a intenção de mostrar o diferencial dele e de sua campanha foi seguido. ;Fui o único que não precisou dar explicações, pois não sou ficha suja, não devo nada a ninguém;. A candidata à vice-governadoria pelo Partido Socialismo e Liberdade, Terezinha Monteiro, ressaltou a importância desses momentos que, segundo ela, servem para que o leitor ainda em dúvida se decida, ;já que o horário eleitoral tem um tempo muito desigual;. Para ela, o PSol foi o vencedor desse embate, com o que ela classificou de melhor postura.
O concorrente ao cargo de governador pelo Partido Verde, Eduardo Brandão, voltou a afirmar, como antes do encontro ter início, não achar certo ataques constantes, com direcionamento das discussões para problemas judiciais. ;Não sou eu que julgo e, com isso, perde-se um tempo que serviria para esclarecer a população. Procuramos manter o mesmo posicionamento de Marina Silva (candidata à presidência pelo PV) e falar de propostas;.
Questionado sobre sua possível postura se tivesse havido a necessidade ; por sorteio de perguntas e respostas ; de dirigir a palavra ao candidato Joaquim Roriz ; em um debate anterior, promovido pela Fecomercio, o postulante se negou a dirigir a palavra ao ex-governador ; o concorrente voltou a declarar que não considera Roriz candidato. ;Esse é um debate entre candidatos e, para mim, ele não é. Se eu tivesse que perguntar ou responder algo, me dirigiria ao Roriz cidadão, morador de Brasília;. Para o almejante ao Buriti.
Cercado de jornalistas, Joaquim Roriz comentou uma acusação feita por Toninho a Agnelo. Enquanto fazia uma pergunta ao ex-governador, o candidato do PSol disse que o concorrente petista já foi à casa do principal adversário firmar aliança. Segundo Roriz, isso não ocorreu, apesar de ter confirmado que Agnelo Queiroz esteve, sim, em sua residência. Ele se disse satisfeito com o embate e ressaltou a importância disso.
Agnelo Queiroz adotou a mesma postura do ex-governador e também ressaltou os pontos positivos do debate. O postulante acredita ter conseguido mostrar algumas propostas e discutir os problemas da cidade. ;É claro que não deu para falar de todos os temas;. Apesar da lamentação, o candidato comemora ter conseguido esclarecer suas propostas em relação ao transporte público, quando afirmou que não voltará com as vans, e sobre segurança pública.
Quando perguntado sobre os ataques dos concorrentes Roriz e Toninho durante o encontro, o petista não se abateu. Para ele, a postura de seus adversários é normal já que ele é apontado à frente dos demais na maioria das pesquisas. ;Só acho que a tática adotada por eles de atacar não vai resolver. Eles deveriam estar mostrando propostas para ganhar voto;.