postado em 21/09/2010 07:51
Na tentativa de ganhar as eleições em primeiro turno, o candidato do PT ao Buriti, Agnelo Queiroz, reforçou os pedidos de votos e sugeriu aos eleitores fiéis mais empenho na conquista dos indecisos. Ao discursar ontem para uma plateia formada por estudiosos e profissionais da área científica, num restaurante na Asa Norte, o petista enfatizou a importância de ser eleito em 3 de outubro para começar, no dia seguinte, o planejamento do novo governo. O racha entre o vice de Agnelo, Tadeu Filippelli (PMDB), e o atual governador, Rogério Rosso (PMDB), que disputaram dentro do partido a indicação para concorrer ao GDF, não é visto pelo petista como empecilho para as relações no suposto governo de transição. ;Um governador-tampão não vai criar problemas;, afirmou.O candidato disse que quer ser eleito ainda no primeiro turno para poder adiantar a discussão de propostas e projetos para o Distrito Federal. ;Com isso, ganha-se um mês de planejamento do novo governo. Poderemos já discutir propostas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por exemplo.; Nos bastidores, os petistas querem é evitar a briga no segundo turno com o candidato Joaquim Roriz (PSC), principal adversário ao longo da corrida eleitoral. Apesar da confiança adquirida com a virada do PT nas pesquisas de intenções de voto, o grupo vermelho não ignora a força nas urnas do concorrente azul.
Repasse maior
Representantes da comunidade científica entregaram ontem a Agnelo e aos candidatos ao Senado pela coligação Um novo caminho, Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), uma carta aberta contendo um resumo sobre a situação do setor e reivindicações. A principal delas é o restabelecimento do percentual de 2% do orçamento local para financiar as atividades do Fundo de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Atualmente, o percentual é de 0,5%. Agnelo prometeu que, se for eleito, enviará projeto para alterar a Lei Orgânica e modificar o repasse. ;Com a ampliação dos gastos, teremos R$ 300 milhões para a área de ciência e tecnologia, montante que possibilita acesso a outros fundos federais que podem dobrar esse valor.;
O candidato comentou que quer construir um polo de biotecnologia para a instalação de empresas e laboratórios num mesmo local. ;Tenho o compromisso de transformar o DF num grande polo de conhecimento;, garantiu. No restante do dia, Agnelo cumpriu compromissos internos e, à noite, participou de um debate televisivo.