Eleicoes2010

Candidatos da esquerda à Presidência reuniram-se em debate insosso

Lula foi o principal tema do encontro

postado em 23/09/2010 08:15
São Paulo ; No debate entre os candidatos da esquerda que disputam a Presidência da República, ocorrido na noite de terça-feira, em São Paulo, o alvo preferido foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ivan Pinheiro (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e José Maria de Almeida (PSTU) foram unânimes ao bater na tecla de que o atual governo massacrou a população mais pobre e enriqueceu ainda mais o que a extrema esquerda chama de burguesia.



Disseram ainda que Lula fracassou ao tentar solucionar os principais problemas do Brasil relacionados à saúde e à educação. O debate foi realizado pelo jornal Brasil de Fato. Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol) alegaram que estavam com problema de agenda, o que fez o debate ocorrer sem qualquer embate ou divergência. A ausência de Plínio, que era o mais esperado, foi bastante criticada. ;Ele já se acha da primeira divisão;, criticou Rui Pimenta.

Os candidatos disseram que Lula foi o primeiro operário eleito presidente do Brasil, mas o grande feito histórico acabou se transformando em desperdício, já que a camada mais pobre da população teve os rendimentos achatados. ;Temos que desmistificar a questão da estabilidade e do crescimento econômico que o governo Lula propaga na imprensa;, disse Rui Pimenta.

Sobre o Bolsa Família, Pimenta disse se tratar de um plano para ;conter a explosão social;. Para Zé Maria, apesar de o presidente Lula ter conseguido aumentar o valor do salário mínimo, o volume de recursos direcionado aos bancos e às grandes empresas é muito maior. ;O governo alardeia o aumento do salário mínimo em 57%, mas o lucro dos bancos foi de 500% e o das grandes empresas, de 400%;, protestou. Os três candidatos prometeram estatizar todos os bancos e nacionalizar todas as terras existentes no país para fins de reforma agrária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação