Eleicoes2010

Dilma se diz favorável à demissão de nomeados por Erenice por amizade

postado em 23/09/2010 08:38
Diante da enxurrada de denúncias de empregos públicos distribuídos pela ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra para acomodar familiares e amigos, a presidenciável petista Dilma Rousseff defendeu a exoneração de todos os indicados pela antiga auxiliar. A última foi Paula Damas de Matos, filha do presidente dos Correios, David José de Matos, que tinha função comissionada na pasta.

Dilma disse ser favorável à demissão das pessoas que tenham sido indicadas pelos critérios de parentesco ou amizade, que acabou sendo o principal meio de nomeação usado por Erenice Guerra na Secretaria Executiva da Casa Civil ou na chefia do Ministério. ;Sou contra a indicação de parentes ou pelo critério de amizade;, afirmou a presidenciável petista, ao ser questionada se ela entende ser adequado que todos os indicados por Erenice no governo sejam exonerados.

Dilma negou, no entanto, que tenha indicado Erenice pelo critério de amizade. ;Eu conheci a Erenice na transição. Ela era militante do PT no Distrito Federal há muito tempo;, afirmou. A ex-ministra da Casa Civil era consultora jurídica do Ministério de Minas e Energia e foi levada à Casa Civil por ter ganhado a confiança da candidata. Quando se discutia a indicação da substituta de Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a torcer o nariz para Erenice, mas acabou aceitando desde que ela tivesse menos poderes que Dilma. A saída foi deixar a coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas mãos de Miriam Belchior, uma antiga assessora.

Na entrevista, Dilma tentou desvincular-se do protesto de centrais sindicais e movimentos sindicais contra a grande imprensa intitulado Ato contra o golpismo midiático. ;Sou a favor da liberdade de imprensa. Quando achar que alguma coisa está errada, tenho o direito de fazer o meu protesto;, afirmou a petista. ;Mas não tenho nada a ver com o ato;, emendou. A candidata disse não se incomodar com as críticas. ;Eu sou pessoa que convive perfeitamente com a crítica. O que não podem querer é que eu aceite tudo calada. Calada, não vou aceitar. Eu vou fazer coisa boa que é o debate;, sustentou.

Dilma também evitou contrapor-se à posição do PT. ;O meu partido pode falar isso, eu tenho a minha posição;, disse. A candidata também fez uma promessa em tom de brincadeira. ;Posso prometer uma coisa. Se eleita, vocês podem criticar o dia inteiro;, afirmou.

Turismo
A presidenciável recebeu ontem integrantes do Conselho Nacional do Turismo e disse que pretende manter o Ministério do Turismo. Ela evitou responder se pretende fazer um enxugamento de pastas na Esplanada. Também não disse se quer fazer uma revisão das atribuições da Casa Civil. Nos bastidores se discute uma reformulação na Presidência da República. Uma das ideias é colocar assessores diretos para as áreas de Segurança Pública e Assuntos Econômicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação