Eleicoes2010

Pesquisa aponta vitória de Dilma no 1º turno. No DF, Marina passa Serra

Ivan Iunes
postado em 23/09/2010 08:10
A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, venceria as eleições no primeiro turno caso elas fossem hoje. De acordo com pesquisa estimulada do Datafolha, feita entre 21 e 22 de setembro, a ex-ministra tem 49% das intenções de voto, dois pontos percentuais a menos do que o último levantamento feito pelo instituto e divulgado na semana passada. A vantagem para José Serra (PSDB) bate nos 20 pontos percentuais. O tucano tem 28% e é seguido por Marina Silva (PV), com 13%. Ambos registraram crescimento em relação à pesquisa anterior. A candidata verde cresceu dois pontos e Serra, um, mas as variações, como a de Dilma, estão dentro da margem de erro do levantamento.

Dos votos válidos, Dilma amealha 54%, contra 31% de Serra e 14% de Marina. Em um segundo turno entre o tucano e a ex-ministra da Casa Civil, ela teria 55% e ele, 38%. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pela Folha de São Paulo, entrevistou 12.294 eleitores em 444 municípios de todo o país.

No Distrito Federal, a corrida eleitoral tem uma ultrapassagem de Marina, segundo levantamento do Instituto CBData feito entre 19 e 22 de setembro. A sondagem mostra que Dilma lidera as intenções de voto na capital federal, na pesquisa estimulada, com 37%, mas registra a queda de cinco pontos em relação ao último estudo, publicado no fim de agosto. A candidata verde cresceu 7 pontos e tem agora 22%, índice que a coloca à frente de Serra, que tem 19% e caiu três pontos.

Na pesquisa espontânea, o CBData mostra que Dilma tem 33%, contra 18% de Marina e 16% de Serra. O número de indecisos representa 22% dos eleitores. Em um eventual segundo turno, a petista derrotaria o tucano na capital federal por 42% a 29% , de acordo com a sondagem estimulada. O levantamento foi feito com amostra de 1.100 eleitores e tem margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do DF com o número 32180/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral com a inscrição 31361/2010.

A Universidade Católica de Brasília recebe, hoje, Dilma, Serra, Marina e Plínio de Arruda Sampaio (PSol) para o primeiro debate da corrida eleitoral à Presidência em uma instituição de ensino. O evento é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras entidades ligadas à Igreja Católica e será dividido em quatro blocos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação